Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz nega indenização para consumidor com dívida

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 18 anos

    O juiz da 7ª Vara Cível de Belo Horizonte, Maurício Pinto Ferreira, negou o pedido de indenização por danos morais de um consumidor que estava com seu nome em um cadastro de inadimplência.

    Ao ajuizar ação, o autor disse que teve negada uma compra a crédito que tentou fazer, em setembro de 2005, pelo fato de seu nome estar incluído no cadastro de restrição ao crédito mantido pela empresa. O consumidor alega também que não ficou sabendo dessa inclusão, alegando que a ré teria cometido ato ilegal.

    Por isso, além de indenização, ele pediu tutela antecipada para que seu nome fosse retirado do cadastro até o julgamento final da ação. Pediu também o benefício da justiça gratuita.

    A empresa de cadastro de inadimplência contestou e, em preliminar, alegou “ilegitimidade passiva”, pois incluiu o consumidor no cadastro por ordem da empresa credora.Informou também que há várias anotações com relação ao nome do autor. Destacou também que notificou, previamente, o consumidor, enviando correspondência para sua casa.

    A empresa assinalou ainda que aguardou o prazo de dez dias para que o consumidor retificasse a informação e que não há lei que obrigue que a notificação deva ter aviso de recebimento. Por tudo isso, requereu que o pedido fosse julgado improcedente.

    O juiz acolheu o pedido da ré, argumentando que o fato de o devedor não ter sido avisado de sua inclusão no cadastro de inadimplência não justifica o direito à indenização. Ficou comprovado que o autor possui várias inscrições de seu nome em cadastros de restrição ao crédito. Além disso, ele deixou de comprovar a inexistência do débito que gerou a inclusão de seu nome no cadastro da ré. Por esses motivos, a indenização não se justifica, segundo o magistrado.

    A decisão foi publicada no Diário Oficial do dia 9 de novembro e, por ser de primeira instância, está sujeita a recurso.

    • Publicações8583
    • Seguidores176
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-nega-indenizacao-para-consumidor-com-divida/4031

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)