Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Juíza da cidade de Goiás tem iniciativa inédita em Acelerar Previdenciário

    há 7 anos

    Atendendo à recomendação Conjunta nº 01, de 15 de dezembro de 2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a juíza Alessandra Gontijo do Amaral (foto à esquerda), da comarca de Goiás, trouxe ao Acelerar Previdenciário uma inovação: processos sem contestação, porém com laudo pericial. A iniciativa da magistrada proporciona maior celeridade na prestação jurisdicional.

    A Recomendação do CNJ dispõe sobre a adoção de procedimentos uniformes nas ações judiciais que envolvam a concessão de benefícios previdenciários de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, entre outras providências.

    Assim, a iniciativa é inédita nos mutirões da Justiça estadual goiana, em razão dos casos excepcionais, como por exemplo, portadores de xeroderma – uma síndrome rara caracterizada principalmente pela alta susceptibilidade a câncer de pele e extrema sensibilidade à luz – e outras doenças graves como Aids, câncer, acidente vascular cerebral (AVC) em que o laudo pericial constata a incapacidade permanente e total para o trabalho.

    Segundo o procurador da Advocacia-Geral da União (AGU) e representante do Instituto Nacional de Seguro Social (Inns), Joaquim Pedro da Silva, a prática é comum na Justiça Federal há alguns anos quando envolve benefícios por incapacidade. De acordo com ele, o juiz, ao despachar o processo, já nomeia o perito judicial, determina a realização da perícia médica e o encaminha ao INSS para análise. Após isso, conforme ele explicou, há a contestação ou é feita a proposta de acordo, caso o segurado preencha os requisitos.

    “É interessante ressaltar que essa prática na Justiça Estadual só é possível graças ao empenho dos juízes que participam do Acelerar Previdenciário. No caso da comarca de Goiás, a juíza Alessandra Gontijo possuiu uma dinâmica ímpar concedendo a tutelar jurisdicional no menor tempo possível”, ressaltou Joaquim Pedro. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)

    • Publicações18748
    • Seguidores492
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-da-cidade-de-goias-tem-iniciativa-inedita-em-acelerar-previdenciario/410530567

    Informações relacionadas

    DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Concessão Auxílio Acidente

    Everson Alexandre Assumpção, Cientista Político
    Notíciashá 8 anos

    MPV 739/2016

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)