Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Juíza determina suspensão de Chamamento Público de OSs que atuariam em escolas públicas de Luziânia e Novo Gama

    há 6 anos

    A juíza Flávia Cristina Zuza, da Vara das Fazendas Públicas Estadual de Luziânia, deferiu pedido liminar determinando a imediata suspensão do Chamamento Público nº 02/2017, que selecionou Organizações Sociais para atuar no apoio de implantação e implementação de políticas pedagógicas definidas pela Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás (SEDUCE) nas unidades da Rede Pública Estadual de Ensino de Luziânia e Novo Gama. A magistrada considerou que o modelo de gestão compartilhada acarretaria dano ao erário.

    O Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e o Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado de Goiás impetraram ação civil pública, com pedido liminar, alegando que, baseando-se na Lei nº 15.503/05 (Lei das OSs), criou o projeto de compartilhamento da gestão pedagógica, administrativa e estrutural de escolas públicas estaduais para organizações sociais que estão sendo selecionadas por meio de editais de chamamento público.

    Requereram a declaração de nulidade do edital de Chamamento Público nº 02/2017 e os contratos de gestão decorrentes dele, aduzindo sua inconstitucionalidade e ilegalidade e, caso reste comprovada lesão ao patrimônio público das referidas divulgações em massa, que os responsáveis sejam condenados ao ressarcimento integral do dano.

    Sentença

    A juíza explicou que estão presentes os requisitos ensejadores do provimento liminar, fumus boni iuris (fumaça do bom direito) e periculum in mora (perigo na demora). Disse que o modelo de gestão compartilhada adotado pelo Estado de Goiás acarreta em dispêndio de recursos públicos, podendo ocasionar dano aos cofres públicos.

    “Dessa maneira, a suspensão do Edital de Chamamento prestigia o interesse público, bem como preserva o erário, posto que caso haja transferência de verbas a eventual entidade vencedora, dificilmente se reverterá o investimento dos recursos públicos pelo planejamento executivo traçado”, afirmou Flávia Cristina Zuza.

    Ao final, informou que em caso de descumprimento da ordem, poderá ser fixada multa diária. Veja a sentença. (Texto: Gustavo Paiva - Centro de Comunicação Social do TJGO)

    • Publicações18748
    • Seguidores496
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-determina-suspensao-de-chamamento-publico-de-oss-que-atuariam-em-escolas-publicas-de-luziania-e-novo-gama/599383076

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Notíciashá 14 anos

    Cristalina abre vaga para auxiliar de Juíza

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)