Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Juíza inderefe ação de cobrança de DPVAT

    há 12 anos

    A juíza Rozana Fernandes Camapum, da 17ª Vara Cível e Ambiental de Goiânia, indeferiu recebimento de ação proposta por Raimundo Barbosa Caetano referente à cobrança de Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). A magistrada entendeu que faltou “interesse para agir”, uma das condições básicas para a aceitação da inicial.

    Ela explicou que não há mais necessidade de entrar na Justiça para ter acesso ao seguro, uma vez que a Lei 6.194/74 regulamentou a questão e determinou o pagamento da indenização proporcionalmente ao grau de invalidez. Segundo ela, o problema poderia ter sido solucionado diretamente junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

    “Antes, as partes pretendiam o recebimento em valor integral e no valor de 40 salários mínimos, enquanto que as seguradoras pertencentes ao consórcio não concordavam e pretendiam efetivar o pagamento da indenização proporcionalmente ao grau de invalidez. Agora, não há mais esse conflito”, esclareceu.

    Além disso, a juíza constatou que a Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT não se recusa a pagar as indenizações em função de acidente de trânsito que resulta em invalidez. “O Judiciário não pode tornar-se balcão administrativo para causas em que a lei prescreve providências administrativas e que a parte não deseja cumprir sem nenhum motivo justo e razoável”, disse.

    Rozana Camapum ressaltou, ainda, que os advogados de Goiânia tem implantado um verdadeiro caos ao apresentar o que ela chamou de “avalanche de ações”, sem observar os requisitos essenciais à sua propositura. Diante disso, a juíza determinou que cópia da sentença seja encaminhada para a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) para apuração de infração ético-disciplinar em relação ao advogado subscritor do processo. Ela condenou Raimundo ao pagamento de multa no valor de 1% sobre o valor dado à causa, pela litigância de má-fé. (

    • Publicações18748
    • Seguidores496
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-inderefe-acao-de-cobranca-de-dpvat/3139746

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)