Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Juizado de Violência Doméstica de Taguatinga realiza mutirão de audiências

    O Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Taguatinga iniciou nessa segunda-feira, 15/2, mutirão de audiências de instrução e julgamento nas ações penais sujeitas ao rito da Lei Maria da Penha e de audiências de justificação. A ação é uma iniciativa da juíza titular do juizado, Luciana Lopes Rocha, que conta com o apoio da 1ª Vice-Presidência do TJDFT.

    Com o objetivo de promover a celeridade dos julgamentos das causas que estão em curso no referido Juizado, estão previstas a realização de 320 audiências, todas no período vespertino, pela juíza Luciana Lopes Rocha e pela juíza substituta Virgínia Fernandes Carneiro, designada pela 1ª Vice- Presidência do Tribunal. O mutirão conta, ainda, com o apoio do Ministério Público do Distrito Federal – MPDFT, da Defensoria Pública do DF, da Provítima – Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, da OAB/DF, por meio da Comissão de Combate à Violência Familiar, da Comissão da Advogada Mulher de Taguatinga e, também, com o Núcleo de Práticas Jurídicas do UniCeub.

    Do total de audiências previstas, 160 serão de justificação. Trata-se de audiência multidisciplinar na qual o objetivo é proteger as mulheres agredidas, bem como ajudá-las na reconstrução da vida, por meio da articulação do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB/DF e órgãos governamentais e não governamentais. Tais audiências abrem espaço para articulação entre as demandas legais e jurídicas previstas na Lei Maria da Penha e as políticas públicas de enfrentamento da violência contra a mulher, promovendo encaminhamento da vítima e do ofensor para a rede de proteção conveniada ao Juízo, nas áreas de segurança pública, assistência social, saúde etc como mecanismo adequado ao combate e à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher.

    As demais 160 audiências serão de instrução e julgamento, para apuração da responsabilidade penal dos ofensores.

    Atualmente, tramitam, no Juizado de Taguatinga, 3.449 processos, além de uma média de 350 novos feitos distribuídos mensalmente.

    • Publicações17734
    • Seguidores1336
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações90
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizado-de-violencia-domestica-de-taguatinga-realiza-mutirao-de-audiencias/315133459

    Informações relacionadas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinaano passado

    Art. 129

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)