Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juizado Especial da Fazenda Pública é responsável por ações contra Estado e Municípios

    há 11 anos

    Criado em dezembro do ano passado (2012) o Juizado Especial da Fazenda Pública tem a competência de processar, conciliar e julgar causas cíveis promovidas por particulares contra Estado, Municípios de Boa Vista e Cantá e suas respectivas autarquias, fundações e empresas públicas, até o valor de 60 (sessenta) salários mínimos (R$ 40.680). A ideia é facilitar o acesso e acelerar a tramitação dos processos, dispensando, como regra, a expedição de precatórios para o pagamento das dívidas.

    Processos que normalmente demorariam em média dois anos para ter uma sentença podem ser solucionados em apenas três meses.

    Dentre os diversos casos que podem ser resolvidos no Juizado da Fazenda Pública estão os seguintes: acidentes de trânsito envolvendo carros oficiais; responsabilidade civil com os prejuízos de um cidadão que caiu num buraco na rua; falta de pagamento de gratificações e férias; descontos indevidos nos salários dos servidores; questões relacionadas a concursos públicos e problemas com transferência de veículos e renovações da carteira de habilitação.

    O procedimento dos Juizados é mais célere, sem prejuízo do direito de ação e de defesa. Não há custas nem condenação em honorários de sucumbência até a sentença. Facilita-se o acesso à Justiça e estimula-se a solução breve dos conflitos.

    Existem ações que apesar de relacionadas a Estados e Municípios não são de competência da Fazenda Pública, a exemplo de mandados de segurança, desapropriação, questões relacionadas a multas de trânsito, divisão e demarcação de imóveis, improbidade administrativa, execuções fiscais e impugnação de demissão de servidores públicos civis ou sanções disciplinares militares.

    O Juizado Especial de Fazenda Pública está funcionando no prédio anexo ao Fórum Sobral Pinto. Quem responde atualmente pela unidade jurisdicional é o juiz Eduardo Dias. Tweet

    Powered by Agenzia Web

    • Publicações804
    • Seguidores40
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13196
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizado-especial-da-fazenda-publica-e-responsavel-por-acoes-contra-estado-e-municipios/100447704

    Informações relacionadas

    Viusmar S. Lima, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Os Juizados Especiais da Fazenda Pública e sua competência

    Regras de Competência do Código de Processo Civil

    Jaqueline Ferreira Nunes de Sá, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    [Modelo] Ação Indenizatória por Ausência de Conservação de via pública

    [Modelo] Petição inicial contra o estado

    Doni Martins, Bacharel em Direito
    Modeloshá 6 anos

    Petição inicial - contra o Estado - obrigação de fazer - pedido de UTI

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    posso entrar com um processo em alagoas contra o estado de roraima? continuar lendo