Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juizado Especial Federal da 3ª Região realiza simpósio de Direito Previdenciário

    28/8/2014 - Evento reúne magistrados, acadêmicos, advogados e servidores em São Paulo

    O Primeiro Simpósio de Direito Previdenciário do Juizado Especial Federal da 3ª Região reuniu, na manhã desta quarta-feira (27), magistrados, acadêmicos, servidores e advogados na sede do órgão em São Paulo. Durante três horas, os profissionais apresentaram e debateram temas como processo eletrônico e celeridade processual, perspectivas de funcionamento do JEF e as resoluções número 486435/14 e 580645/14, que tratam do peticionamento eletrônico.

    O desembargador federal Baptista Pereira, coordenador dos juizados na 3ª Região, abriu o evento esclarecendo as resoluções, que alteram o cadastro de processos no Sistema de Peticionamento Eletrônico dos Juizados Especiais Federais (JEFs) e explicam como utilizar o novo sistema. Segundo o magistrado, 80% dos advogados se adaptaram à resolução número 486435/14 em menos de uma semana.

    Baptista Pereira salientou que as medidas foram adotadas para conferir maior celeridade e padronização ao processamento dos feitos, economizando tempo e recursos humanos dos juizados. “Há uma nova realidade. Mais cedo ou mais tarde teremos que nos curvar a ela. Precisamos trabalhar juntos para avançar rumo à modernidade”, afirmou.

    Na sequência, o juiz federal Omar Chamon apresentou um histórico das Turmas Recursais. O magistrado, que atua na Quinta Turma Recursal de São Paulo, destacou avanços e desafios do órgão. “Futuramente, parte das decisões do Tribunal Regional Federal (TRF3) e da Justiça Federal virão para as Turmas Recursais. O Tribunal ficará com a gestão das questões mais complexas”, opinou.

    Organizador do evento junto com o desembargador federal Baptista Pereira, o professor Theodoro Vicente Agostinho abordou o início, o desenvolvimento e os novos desafios da advocacia previdenciária. Para ele, há uma exigência cada vez maior de que os advogados que atuam nessa área se especializem nos assuntos vinculados à matéria. “As petições exigirão uma técnica maior dos advogados. Teremos uma advocacia artesanal, voltada para cada indivíduo”.

    Segundo o acadêmico, no futuro, não haverá mais as grandes teses de massa que abarcam uma grande quantidade de pessoas. Ele acredita que a última tese que envolve um número significativo de pessoas seja a desaposentação.

    A mesa do simpósio foi composta ainda pela juíza federal Katia Herminia Martins Lazarano Roncada, presidente do Juizado Especial Federal de São Paulo; pela procuradora da Fazenda Nacional, Maria Regina Dantas de Alcântara; e pelo advogado Ailton Laurindo Tipó, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-SP.

    1 - Mesa do Primeiro Simpósio de Direito Previdenciário do Juizado Especial Federal da 3ª Região

    2 - Desembargador federal Baptista Pereira, coordenador dos juizados na 3ª Região

    3 - Juiz federal Omar Chamon

    4 - Professor Theodoro Vicente Agostinho

    5 - Plateia do evento

    Assessoria de Comunicação

    Fonte: Justiça Federal de São Paulo em 29/08/2014

    • Publicações3851
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizado-especial-federal-da-3a-regiao-realiza-simposio-de-direito-previdenciario/136405760

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)