Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Juizado Especial se declara incompetente para julgar ação que visa medicamento experimental

    O Juizado especial não tem competência para julgar ação cominatória que objetiva obrigar o Estado fornecer medicamento à base de Canabidiol.Com essa posição, o magistrado do Juizado Especial Cível de Araxásentenciou, sem resolução de mérito, extinto um processo, que buscava o fornecimento da medicação experimental para tratamento de epilepsia, com base em simples relatório médico subscrito por profissional particular.

    O Procurador Gustavo de Queiroz Guimarães, em defesa do Estado, argumentou que a demanda está fora do âmbito do Juizado por requerer perícia complexa a fim de comprovar a segurança da utilização da medicação. Ele sustentou ainda que não cabe afastar os tratamentos regularmente fornecidos pelo SUS, cuja eficácia e utilidade restam comprovadas, a fim de obter medicamento experimental cuja eficiência sequer foi atestada, sem antes, no mínimo, realizar perícia técnica.

    Queiroz Guimarães alertou, também, que conforme o Enunciado nº 5, da I Jornada de Direito da Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),deve-se evitar o processamento, pelos juizados, dos processos nos quais se requer medicamentos não registrados pela Anvisa, off label e experimentais, ou ainda internação compulsória, quando, pela complexidade do assunto, o respectivo julgamento depender de dilação probatória incompatível com o rito do juizado”.

    Acolhendo as teses expostas pelo Estado de Minas Gerais, o juiz sentenciante consignou: “Com efeito, no caso sub judice, não há como se formar um juízo de certeza acerca dos fatos postos em discussão, senão com base em conclusões de profissionais médicos especializados, através de perícias técnicas de nível intricado; prova essa, diga-se de passagem, não permitida em sede de Juizados Especiais, por se tratar prova complexa não admitida pelo Sistema. [...] Declaro, assim, extinto o processo sem resolução de mérito”.

    Acesse:

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações148
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizado-especial-se-declara-incompetente-para-julgar-acao-que-visa-medicamento-experimental/167140618

    Informações relacionadas

    Ana Paula Dias, Advogado
    Modeloshá 6 meses

    Modelo de Petição Pedido de Canabidiol

    Amanda Fonseca Perrut, Advogado
    Artigoshá 10 meses

    Judicialização do acesso à cannabis: panorama jurídico atual

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Obrigação de Fazer/Dar C.C com Tutela de Urgência (Para Fornecimento de Medicamento) 1- Canabidiol ...........200Mg/Ml----------Uso Contínuo 62 Ml /Mês - Procedimento do Juizado Especial Cível

    Fernando Camilo Ramalho, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Ação de Usucapião Extraordinário

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Jurisprudênciaano passado

    Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Embargos de Declaração Cível: EMBDECCV XXXXX-83.2022.8.26.0361 Mogi das Cruzes

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)