Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Juizado Móvel de Fortaleza completa 14 anos de serviços prestados à sociedade

    há 14 anos

    O Juizado Móvel da Comarca de Fortaleza completará, no próximo dia 22 de novembro, 14 anos de serviços prestados com um diferencial: é o órgão da Justiça que se desloca até o cidadão. Especializado em resolução de conflitos no trânsito, o Juizado Móvel atende, aproximadamente, 600 ocorrências por mês.

    A criação do serviço, em 1996, foi inspirada na mesma ideia que já funcionava no Estado do Espírito Santo. O então presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador José Maria Melo, fez uma visita ao Judiciário daquele estado e, imediatamente, providenciou a implantação do Juizado Móvel no Ceará.

    Atualmente, vários estados do País já contam com o serviço, mas o Juizado Móvel da Justiça cearense é o único que funciona 24 horas por dia. Quem informa é o conciliador Rommel Oliveira. Ele é um dos integrantes da equipe do Juizado Móvel que, em viaturas do Poder Judiciário, se desloca pela cidade de Fortaleza para resolver conflitos em acidentes de trânsito sem vítimas fatais.

    O serviço conta com quatro viaturas climatizadas e adaptadas. A equipe de cada uma delas é formada por um conciliador, um oficial de Justiça e um policial, além do motorista. Segundo Rommel Oliveira, os números apontam um percentual superior a 90% de acordo entre as partes. Ao todo, 17 conciliadores se revezam no trabalho. "Eu considero que o Juizado Móvel é um março no Judiciário cearense.

    Como o serviço vai até o cidadão, nós reduzimos muito a possibilidade de conflito entre as partes e até mortes que já chegaram a acontecer depois de discussões no trânsito", destaca, ao acrescentar que, nos casos em que não há acordo, uma parceria do Judiciário com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) permite que a perícia técnica forneça informações para embasar a decisão do magistrado.

    A atual administração do Poder Judiciário tem, segundo Rommel Oliveira, aprimorado o Juizado. Segundo ele, na administração do desembargador Ernani Barreira Porto, mais uma viatura foi adquirida e mais cinco conciliadores foram integrados ao quadro da unidade.

    O Juizado Móvel funciona, atualmente, vinculado à 10ª Unidade dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs), no Bairro de Fátima. Os telefones de contatos são 2162, 2163 e 2164.

    Esta notícia foi acessada 00007 vez (es).

    • Publicações12454
    • Seguidores182
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1045
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizado-movel-de-fortaleza-completa-14-anos-de-servicos-prestados-a-sociedade/2468769

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)