Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Juízes deverão cumprir alvará de soltura em até 24 horas

há 14 anos

Os juízes responsáveis pela liberdade dos presos provisórios e condenados deverão acompanhar a expedição e o cumprimento do alvará de soltura. Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aprovada na 102ª sessão plenária do Conselho, determina que os juízes devem cumprir o alvará de soltura no prazo máximo de 24 horas. A decisão visa inibir o cumprimento de pena em excesso, situação detectada em vários estados pelos mutirões carcerários promovidos pelo Conselho.

De acordo com o diretor do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do CNJ, juiz Erivaldo Ribeiro dos Santos, a aprovação da resolução foi uma decisão histórica do Conselho. "Seu objetivo é evitar o excesso gritante do cumprimento de pena que costumamos encontrar", afirmou. Com a aprovação, o juiz passa a ser responsável pelo acompanhamento da soltura do preso. O texto especifica que dentro de cinco dias, o cartório devolverá o processo ao juiz, que deverá confirmar o cumprimento do alvará.

Caso o alvará não seja cumprido no prazo previsto na resolução, o caso deve ser informado à Corregedoria Geral de Justiça do tribunal para apuração da irregularidade e adoção de providências. Além disso, o caso será encaminhado ao Ministério Público para verificação da responsabilidade criminal. O não cumprimento do prazo também deve ser comunicado ao Departamento de Monitoramento do Sistema Carcerário, quando solicitado.

A resolução afirma que o preso com alvará de soltura expedido será colocado imediatamente em liberdade, exceto se estiver preso em flagrante por outro crime ou houver mandado de prisão expedido contra ele. Pelo texto, os tribunais deverão adaptar sua legislação aos termos da resolução, num prazo de 60 dias.

Fonte: CNJ

  • Publicações3773
  • Seguidores104
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16039
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizes-deverao-cumprir-alvara-de-soltura-em-ate-24-horas/2169998

Informações relacionadas

JurisWay
Notíciashá 14 anos

Provimento dá 24 horas para cumprimento de alvará de soltura

Pedido - TJSP - Ação Alvará de Soltura - Pedido de Providências - contra CDP Pinheiros III

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 6 anos

(Modelo) Plantão- Busca e Apreensão de filho menor

Felipe Custódio B Silva, Advogado
Modeloshá 2 anos

Contrato de Licenciamento de Uso e Exploração de Patente

Habeas Corpus - Excesso de Prazo

25 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quanto tempo leva pro preso sair depois que o juiz dar regime aberto ? continuar lendo

Quanto tempo leva pro preso sair depois que o juiz dar regime aberto ? continuar lendo

Boa tarde! Meu esposo tem alvara de soltura liberado desdo dia 17 e ate agora n foi liberado pq? continuar lendo

Conhenho nacional de justiça processo tribunal de justiça Amazonas manaus 0213040842017.8.04.0001 Joaquim Teles de Menezes Neto cpf 023537262-59 RG 2790769-4 alvará de soltura liberdade condicional rua professor evangelista browser n 275 bairro Santo Antônio cep 6902.260 cnj alvará de soltura 24 horas continuar lendo

Tjam
Da réu preso liberdade condicional Joaquim teles Menezes Neto alvará de soltura domiciliar pena tentativa vecute juiz de direito da liberdade condicional continuar lendo

Conhenho nacional de justiça alvará soltura dois processos 24 horas continuar lendo

Joaquim Teles de Menezes Neto cnj 24 horas alvará de soltura cpf 023537262-59 RG 2790769-4 alvará de soltura vecute tjam tribunal de justiça TJ-AM 021304082017.8.04.0001 réu preso rua professor evangelista browser n 275 manaus Amazonas 6902.260 continuar lendo