Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Juízes federais insatisfeitos cobram cumprimento da Constituição

    JUÍZES FEDERAIS INSATISFEITOS COBRAM CUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO

    Os juízes federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo farão, nesta segunda-feira, 13, uma Assembleia-Geral na capital fluminense, para discutir a situação da remuneração paga à carreira.

    Segundo o presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo, AJUFERJES, Antônio Henrique Corrêa da Silva, “os juízes da União, federais e trabalhistas, cumprem a Constituição e submetem-se ao teto remuneratório. Mas recebem de volta do Governo o descumprimento da obrigação constitucional de repor as perdas inflacionárias, o que já corroeu os subsídios, desde 2006, em quase um terço de seu valor real”.

    Além disso, boa parte da revolta dos juízes federais deve-se às distorções que foram percebidas graças à lei da transparência. Segundo Antônio Corrêa, Ministros de Estado, servidores legislativos, juízes estaduais, promotores e defensores públicos dão um jeito de ultrapassar o teto de remuneração e ganhar mais que um Ministro do STF. “Isso torna a magistratura federal a mais mal remunerada entre as carreiras jurídicas, o que tem provocado uma perda de profissionais de alto gabarito, que trocam a carreira por outras mais atrativas”, destaca.

    Segundo o dirigente associativo, a tendência é de a assembleia assumir um tom mais duro com o Governo e a cúpula do Judiciário, não sendo descartada, inclusive, a greve. “Ou o Governo e a cúpula do Judiciário repõem a perda inflacionária e regulamentam as verbas previstas na lei orgânica da magistratura, ou a magistratura vai se mobilizar para cobrar o cumprimento da Constituição”.

    Outra medida estudada pela AJUFERJES é a impugnação dos valores de altos servidores que ultrapassam o teto remuneratório, através de ações populares. “Um mesmo Ministro de Estado que nega aos juízes federais R$ 710,00 mensais para alimentação, contrariando decisão do CNJ, acumula jetons pagos por estatais e descumpre o teto de remuneração. Em nome da moralidade pública vamos trazer toda essa discussão para a barra dos tribunais e da opinião pública”, completa.

    • Publicações42
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizes-federais-insatisfeitos-cobram-cumprimento-da-constituicao/100026646

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)