Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Juízes Federais querem 5% de aumento a cada quinquênio e o retorno das férias coletivas

    Para Associação dos Juízes Federais - Ajufe - os membros não são remunerados como deveriam. Segundo a entidade, todo “juiz federal deve receber os benefícios dignos de sua função, bem como ter as prerrogativas do cargo respeitadas. O resgate de um sentido de carreira pressupõe necessariamente uma política remuneratória coerente e que estimule a manutenção dos melhores quadros profissionais na Justiça Federal.

    Um dos principais interesses dos magistrados é a criação de um benefício por valorização do tempo de carreira. Conforme a PEC 63/2013, quaisquer juízes e desembargadores do país, além de membros do Ministério Público, teriam direito a uma parcela mensal indenizatória calculada em 5% do subsídio a cada quinquênio de efetivo exercício. Na prática, o objetivo é que quem fique vários anos na magistratura e no MP ganhe mais do que o iniciante.

    A Ajufe quer ainda ter respaldo constitucional para retomar as férias coletivas no Judiciário (PEC 3/2007), derrubada em 2006 pelo STF com base em normas internas do Conselho Nacional de Justiça e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. De acordo com a associação, o fim do benefício “em nada contribuiu para a melhor prestação jurisdicional”, porque as férias individuais de desembargadores exigem “seguidas convocações de juízes”, prejudicando o primeiro grau.

    Aumento do valor do subsídio todo ano, retorno das férias coletivas, combate ao projeto de lei sobre abuso de autoridade e criação de novos Tribunais Regionais Federais são algumas das bandeiras dos Juízes Federais para este ano de 2017. O documento com a puta de reivindicação pode ser acessado AQUI.

    ---
    Da Redação do Sinjufego com informações editadas da Conjur

    • Publicações4232
    • Seguidores29
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações412
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizes-federais-querem-5-de-aumento-a-cada-quinquenio-e-o-retorno-das-ferias-coletivas/436399704

    Informações relacionadas

    Lizandra Souza, Advogado
    Notíciashá 10 anos

    Indenização por dano moral e material tem prazo para ser pleiteada na Justiça

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Armpit Lover
    7 anos atrás

    Engraçado como juiz gosta de falar bonito ...

    "respeito às prerrogativas do cargo" ... será que sabem que escrivão e chefe de cartório não devem fazer tudo pra juiz apenas assinar embaixo? Que são eles que devem ler os autos e não receber um resumo mastigado? Que não podem usar estagiários como se fosse funcionários? Que devem respeitar as funções dos demais servidores?

    Querem 5% a mais, além dos já tradicionais penduricalhos, mas se esquecem de que devem ter celeridade. Muito bom só lembrar dos direitos e esquecer as obrigações do cargo. continuar lendo