Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Juízes são promovidos para a comarca de Goiânia

    Os juízes Romério do Carmo Cordeiro, da 1ª Vara Criminal de Luziânia; Lourival Machado da Costa, da 3ª Vara Criminal de Aparecida de Goiânia; e Telma Aparecida Alves Marques, da 4ª Vara Criminal de Aparecida de Goiânia, passam a assumir três varas da capital a partir de hoje. Promovidos para a comarca de Goiânia pelo critério de antiguidade, a solenidade que oficializou o ato foi realizada na tarde desta terça-feira (5), na Diretoria do Foro de Goiânia, com a presença do juiz Átila Naves Amaral, diretor do Foro da capital. Romério foi promovido para o cargo de 2º juiz da 8ª Vara Cível de Goiânia, enquanto Lourival passa a ocupar o cargo de 2º juiz do Juizado da Infância e da Juventude e Telma Marques responderá pela 4ª Vara Criminal de Goiânia (execuções penais privativas de liberdade em regime fechado e medidas de segurança).

    De acordo com Átila Amaral, a promoção dos magistrados para a entrância final é importante por se tratarem de profissionais com potencial elevado que auxiliarão no desenvolvimento dos trabalhos. Após os cumprimentos e boas-vindas dos colegas, a juíza Telma Aparecida demonstrou estar satisfeita com a promoção e afirmou que a carreira do juiz sempre começa no interior, mas pontuou que o objetivo é sempre alcançar a entrância final. Na opinião da magistrada, o Judiciário tem se empenhado ao máximo para dar celeridade ao trâmite processual. Contudo, lembrou que a demanda descomunal de processos que assola a Justiça atualmente e a falta de estrutura para a execução dos trabalhos, cuja responsabilidade é do Poder Executivo, são entraves para a melhora da prestação jurisdicional.

    Já o juiz Romério Cordeiro disse que a sua vinda para a comarca de Goiânia é um novo desafio, mas todo o esforço vale a pena. Minha maior motivação é desempenhar um bom trabalho e atender o jurisdicionado com a maior presteza e eficiência possíves, assegurou. Muito satisfeito, Lourival Machado falou sobre a imensa alegria de ser promovido para a capital após 12 anos dedicados à magistratura. Esse é o maior reconhecimento de um árduo trabalho de todos nós magistrados e que, sem dúvida, deixa sua marca indelével na história do Judiciário goiano, emocionou-se.

    Ao final da solenidade, Átila Amaral mencionou algumas das metas estipuladas pelo Tribunal de Justiça de Goiás para melhorar a estrutura oferecida aos magistados da capital, como a previsão de instalação de mais dois juizados e o preenchimento de 60 cargos de escreventes até setembro, após a realização do concurso já em andamento e a disposição de novos servidores, inclusive com a priorização desses profissionais para o Juizado da Infância e da Juventude. Participou ainda do ato solene o juiz Wilson da Silva Dias, auxiliar da Presidência do TJGO.

    Currículos

    Natural de Curitiba (PR), o juiz Romério do Carmo Cordeiro, antes de ingressar na magistratura, em 3 de agosto de 1999, foi advogado militante por quatro anos na capital paranaense. Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e também em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Curitiba, o experiente magistrado, que tem quase 13 anos dedicados à judicatura, iniciou a trajetória profissional como juiz substituto por Valparaíso de Goiás, onde também exerceu a função de diretor do Foro local. Atuou na comarca nas varas de Família, Cível, Infância e Juventude, Crime e Fazendas Públicas, bem como Tribunal do Júri e Juizados Especiais Cíveis e Criminais. De outubro de 1999 a junho de 2000 foi juiz eleitoral em Goiandira e por duas vezes em Luziânia.

    Romério Loureiro foi ainda membro e presidente das Turmas Julgadoras (Juizados Especiais Cíveis e Criminais) e da Turma Julgadora Mista (Cível e Criminal), ambas da 7ª Região. Participou do curso em aperfeiçoamento jurídico pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos do Paraná e possui MBA em programa de Capacitação em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Escola Superior da Magistratura (Esmeg).

    Também colaborou para a implantação da Casa do Albergado, do Presídio Feminino e da Central de Penas e medidas Alternativas de Luziânia, além de ser participante ativo dos mutirões carcerários promovidos em Goiás pela Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2009, 2010 e 2011. Até o momento, antes de ser promovido para Goiânia, é juiz titular da 1ª Vara Criminal e de Execução Penal de Luziânia.

    Atuante em diversos programas da Justiça Ativa, mutirões conciliatórios e adepta de projetos voltados para o desafogamento do trâmite processual, cuja finalidade é tornar a Justiça mais acessível e célere a todos os cidadãos, a juíza Telma Aparecida exerce a atividade judicante há 13 anos. Formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e natural de Goiânia, a magistrada ingressou na magistratura em 1999 e respondeu pelas comarcas de Minaçu, Caldas Novas e atualmente Aparecida de Goiânia.

    É especialista em Administração do Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg). Também coordenou o projeto Começar de Novo e é presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, vinculado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    Formado pela Faculdade Anhanguera, o ingresso de Lourival Machado na magistratura se deu em 3 de agosto de 1999. Antes desse período exerceu a advocacia por 15 anos e atuou no âmbito cível. Natural de Urutaí, tem especialização em Direito Penal e Processual Penal e Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Com vasta experiência no exercício da atividade judicante, passou pelas comarcas de Minaçu, Uruanã, Carmo do Rio Verde, Itapaci e Itaguaru. Também foi o precursor da instalação da comarca de Senador Canedo, titularizou-se em Santo Antônio do Descoberto, no Entorno de Brasília, foi promovido para Jataí, removido para Ceres e posteriormente para Aparecida de Goiânia, onde estava respondendo até o momento.

    • Publicações5317
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações972
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizes-sao-promovidos-para-a-comarca-de-goiania/3143469

    Informações relacionadas

    Maísa Morais, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    O FGTS entra na partilha do divórcio?

    Apresentados os novos juízes da comarca de Aparecida de Goiânia

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Notíciashá 7 anos

    Juiz Társio Freitas é o novo diretor do Foro da comarca de Aparecida de Goiânia

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Notíciashá 12 anos

    Juízes tomam posse na comarca de Goiânia

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Notíciashá 13 anos

    Emoção toma conta dos novos juízes durante solenidade de posse

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)