Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Juízo Conciliatório em Recurso de Revista participa da I Mostra de Qualidade do TRT-MA


    Juízo Conciliatório em Recurso de Revista é a boa prática que vem sendo desenvolvida pela Assessoria Jurídica da Presidência do TRT-MA e que foi apresentada pela servidora Cleonice Pacheco de Castro, durante a I Mostra de Qualidade da Justiça do Trabalho do Maranhão, realizada em setembro deste ano, no auditório do Tribunal. O Juízo Conciliatório em Recurso de Revista foi criado por meio do Ato do Gabinete da Presidência nº 54/2011.

    Segundo o Ato GP, a atividade conciliatória em sede de Recurso de Revista e Agravos de Instrumento é do juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, a quem cabe presidir a audiência de conciliação. A atual juíza auxiliar da Presidência é Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres.

    O Juízo Conciliatório tem como objetivo a realização de audiências de conciliação em processos pendentes de despacho de admissibilidade em sede de Recurso de Revista/Agravo de Instrumento, com vistas a dar maior efetividade à prestação jurisdicional e a reduzir a remessa desses recursos ao TST.

    Para que seja feita a conciliação, o primeiro passo é a realização de uma triagem dos processos com real possibilidade de acordo entre aqueles submetidos à análise de admissibilidade de Recurso de Revista ou a requerimento das partes.

    Em prosseguimento, as partes são intimadas para que manifestem interesse quanto à audiência de conciliação. Havendo interesse, elabora-se a pauta com a notificação da data designada. Além da triagem de processos realizada pelo Tribunal, as partes podem manifestar o interesse na conciliação por meio de email conciliarpresidencia@trt16.jus.br .

    Em resumo todos ganham com a conciliação, destaca Cleonice Pacheco. O reclamante disse ela tem seu direito conhecido por meio do termo de conciliação, que constitui título executivo irrecorrível; o reclamado tem a possibilidade de pagar uma quantia razoável frente ao que realmente seria devido, caso o processo fosse levado à execução.

    A servidora observou que a conciliação também contribui para diminuir o acúmulo de recursos no Judiciário, reduzindo os custos decorrentes da demora, além de haver um fortalecimento da imagem de uma Justiça do Trabalho mais eficiente. Na sociedade concluiu Cleonice Pacheco - a prática contribui para a disseminação de uma cultura de conciliação por meio da participação ativa das partes, o que atende efetivamente às recomendações e ações nacionais, inclusive do próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quanto à continuidade do movimento pela conciliação.

    • Publicações3118
    • Seguidores630272
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizo-conciliatorio-em-recurso-de-revista-participa-da-i-mostra-de-qualidade-do-trt-ma/2912310

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)