Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Jurista defende responsabilidade solidária na terceirização

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 13 anos

    Pazzianotto: no descumprimento dos direitos trabalhistas, a responsabilidade subsidiária se transformaria em solidária. O jurista e ex-ministro do Trabalho Almir Pazzianotto avalia que a opção mais segura para o trabalhador na terceirização é a responsabilidade solidária. Ele avalia, no entanto, que dificilmente haverá acordo para ser incluída essa possibilidade nas propostas em tramitação.

    Pazzianotto apontou como caminho uma responsabilidade subsidiária como regra, e, em caso de descumprimento dos direitos trabalhistas, seria transformada em responsabilidade solidária.

    O representante da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Magnus Ribas Apostólico, também concorda que, em casos excepcionais, a responsabilidade subsidiária pode ser rapidamente transformada em solidária para garantir os direitos trabalhistas.

    Na responsabilidade subsidiária, o terceirizado só pode cobrar direitos trabalhistas da empresa contratante depois que forem esgotados todos os bens da empresa de prestação de serviços.

    Já na responsabilidade solidária a tomadora e a prestadora do serviço se responsabilizam pelas obrigações trabalhistas, previdenciárias e quaisquer outras decorrentes do contrato de prestação de serviço. A medida vale, inclusive, para o caso de falência da prestadora, que é obrigada a fornecer mensalmente à tomadora a comprovação do pagamento dos salários, do recolhimento das contribuições previdenciárias e do FGTS, entre outros documentos.

    A audiência promovida pela Comissão Especial sobre a Regulamentação do Trabalho Terceirizado prossegue no Plenário 12.

    Confira as principais propostas que regulamentam a terceirização

    Continue acompanhando a cobertura dessa audiência.

    Tempo real: 16:33 - Trabalhadores querem terceirização somente para atividades-meio

    09:23 - Comissão discutirá terceirização com confederações trabalhistas

    • Publicações97724
    • Seguidores268380
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações123
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jurista-defende-responsabilidade-solidaria-na-terceirizacao/2756016

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)