Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça acata mandado de segurança em ação de cobrança de contribuições movida pelo Sinthoresp

    Publicado por Sinthoresp
    há 13 anos

    O Sinthoresp (Sindicato dos Empregados em Hospedagem e Gastronomia de São Paulo e Região) obteve na Justiça do Trabalho, através de mandado de segurança, permissão para intimar por edital os sócios da Nickley's Foods Alimentos LTDA ME a apresentarem contrarrazões do agravo interposto, em virtude do pedido de penhora on-line indeferido na fase executória do processo.

    De acordo com a Dra Roberta de Giussio Oliveira, do Departamento Jurídico do Sinthoresp, o caso é incomum, pois são poucas as decisões favoráveis em via de mandado de segurança.

    O Sinthoresp reivindica o repasse das contribuições referentes ao período de 10 de janeiro de 2001 até 10 de fevereiro de 2003.

    A ação foi ajuizada pelo sindicato em abril de 2003 na 59ª Vara do Trabalho de São Paulo. No ano seguinte, o juiz Mauro Vignoto julgou a ação procedente e condenou a Nickleys Foods ao pagamento dos valores devidos mais multas normativas. No entanto, a sentença não foi cumprida pela empresa.

    Em função disto, o Sinthoresp solicitou a expedição de ofício ao Banco Central requerendo a penhora on-line das contas da empresa e de seus sócios. O pedido foi negado pela Justiça sob argumento de que os sócios não haviam sido citados na ação. O sindicato entrou com um agravo de petição, requerendo a reforma da decisão, mas o agravo de petição também não foi aceito.

    O Sinthoresp, então, interpôs um agravo de instrumento, que foi enviado ao TRT-SP em 17 de junho, para destrancar o agravo de petição e iniciou uma intensa luta para encontrar os sócios da empresa, para que estes fossem intimados a apresentarem as contrarrazões dos agravos interpostos, sendo que, a ré foi citada por edital, pedido este de plano indeferido pelo MM Juiz.

    O Departamento Jurídico do Sinthoresp viu nesta última negativa a oportunidade de entrar com um pedido de liminar em mandado de segurança, que foi concedida, permitindo que o edital de notificação fosse publicado, dando aos devedores dez dias para se pronunciarem, o que não fizeram, motivo pelo qual, ante a inércia da empresa ré, o processo foi remetido para TRT para análise do Agravo de Instrumento em Agravo de Petição.

    Assessoria de Imprensa do Sinthoresp

    • Publicações52
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-acata-mandado-de-seguranca-em-acao-de-cobranca-de-contribuicoes-movida-pelo-sinthoresp/2771365

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)