Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça acata pedido do MP e determina suspensão do pagamento de juros abusivos por consumidores de Anápolis

    O Tribunal de Justiça de Goiás manteve parcialmente sentença de primeiro grau e declarou a nulidade de cláusula contratual que previa cobrança de juros remuneratórios aos consumidores que adquiriram imóveis da empresa Atlântica Construtora e Incorporadora Ltda, no Residencial Porto Rico, em Anápolis. Foi entendido que a cobrança era abusiva e, dessa forma, feria os direitos dos consumidores contratantes, nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

    O promotor Marcelo Henrique dos Santos, que propôs a ação em 2003 contra a empresa, ressalta que, em novembro de 2006, a Justiça julgou procedente os pedidos feitos pelo MP e proibiu que as prestações mensais das unidades habitacionais fossem calculadas com base no salário mínimo, ou seja, com valor e reajuste idênticos. Com isso, a determinação foi para que se encontrasse o valor nominal do saldo devedor da época da celebração do contrato para a liquidadão da obrigação, sem a inclusão de quaisquer espécies de juros.

    Proibiu-se ainda a cobrança de multa moratória em percentual equivalente a 10%, limito-a ao equivalente a 2% sobre o valor da parcela em atraso. A decisão entendeu que é perfeitamente legal a previsão de incidência de juros de mora, desde que nos limites legais, como na espécie. ( Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social)

    • Publicações8669
    • Seguidores52
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações127
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-acata-pedido-do-mp-e-determina-suspensao-do-pagamento-de-juros-abusivos-por-consumidores-de-anapolis/1531264

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)