Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça aceita pedido do MPDFT e suspende aumento unilateral de mensalidade da UDF

    Justiça aceita pedido do MPDFT e suspende aumento unilateral de mensalidade da UDF
    Criado em 30 de Novembro de 2015, às 08:25

    Aumentos ocorreram durante segundo semestre letivo de 2015. Em caso de descumprimento da decisão, instituição de ensino terá de pagar multa diária

    A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) conseguiu, em 23 de novembro, a antecipação parcial da tutela da ação civil pública ajuizada contra o Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal (UDF) para manter os valores das mensalidades vigentes e efetivamente contratados no ato da matrícula de cada semestre. A Justiça também proibiu a instituição de incluir os nomes dos alunos inadimplentes em cadastro de devedores em razão da alteração do valor da semestralidade, e também de recusar a renovação da matrícula desses estudantes. Em caso de descumprimento da decisão, a instituição de ensino estará sujeita ao pagamento de multa diária a ser definida pela Justiça.

    A ação foi ajuizada após alunos da instituição procurarem o Ministério Público em razão da alteração dos valores da mensalidade no decorrer do segundo semestre letivo. Em audiência, a UDF informou à Prodecon que não houve reajuste, mas adequação do valor em razão do acréscimo ou desligamento de disciplinas, fato que proporcionou a alteração no valor previsto no ato da matrícula. No entanto, após verificar os documentos apresentados pelos alunos, a Prodecon constatou que a versão dos representantes da UDF não era coerente e fiel ao que ocorreu. O próprio sistema informático da instituição comprovou que praticamente todos os alunos dos dez semestres dos cursos de Direito e Engenharia tiveram alterações em seus valores.

    Legislação - A Lei nº 9.870/99 dispõe que o valor das anuidades ou das semestralidades escolares do ensino pré-escolar, fundamental, médio e superior será contratado no ato da matrícula ou da sua renovação, entre o estabelecimento de ensino e o aluno, o pai do aluno ou o responsável. Além disso, esse valor terá vigência por um ano e será dividido em 12 ou 6 parcelas mensais iguais, facultada a apresentação de planos de pagamento alternativos, desde que não excedam o valor total anual ou semestral contratado.

    Processo: 2015.01.1.133521-4

    Divisão de Jornalismo / Secretaria de Comunicação
    (61) 3343-9604 / 3343-9601 / 3343-9198 / 9303-6173
    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
    facebook.com/mpdftoficial
    twitter.com/mpdft

    • Publicações5799
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-aceita-pedido-do-mpdft-e-suspende-aumento-unilateral-de-mensalidade-da-udf/304097060

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)