Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça anula questão do Exame de Ordem 2009/2 e candidato consegue aprovação.

    há 12 anos

    O juiz federal JESUS CRISÓSTOMO DE ALMEIDA, em ação ajuizada em face da Ordem dos Advogados do Brasil/GO, com o objetivo de ver sanado suposto vício de ilegalidade na correção da prova Prático-Profissional do Exame de Ordem realizado no segundo semestre de 2009, julgou parcialmente procedente o pedido e declarou a nulidade de um dos quesitos questionados, condenando a ré a atribuir quatro décimos (0,4) à nota do autor, majorando-a de 5,3 para 5,7, e reconhecer, consequentemente, a sua aprovação, conforme critério de arredondamento adotado no edital do certame, por atingir, assim, a pontuação mínima necessária à aprovação (6,0).

    O magistrado destacou que não cabe ao Poder Judiciário, em princípio, substituir a banca na avaliação de provas, mas ele também não pode furtar-se à apreciação da coerência da prova perante o edital, da ocorrência de erros grosseiros e de decisões desarrazoadas.

    Com efeito, o juiz considerou que assiste razão ao autor quando aduz que o item 2.2, embora conste do gabarito final, não está presente no “Padrão de Respostas” que serviu de parâmetro para a correção da prova prática.

    “Assim, a ausência de observância do disposto no quesito 2.2 do Espelho de Avaliação da Prova Prático-Profissional não poderia diminuir a nota do candidato, de maneira que se está diante de flagrante ilegalidade, por violação à norma editalícia, vício passível de correção pelo Poder Judiciário, conforme já consolidado pela jurisprudência”, frisou o julgador.

    No tocante a outros dois itens questionados pelo autor, o magistrado não lhes reconheceu razão a justificar a interferência do Poder Judiciário.

    • Publicações933
    • Seguidores38
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-anula-questao-do-exame-de-ordem-2009-2-e-candidato-consegue-aprovacao/100111796

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)