Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça assegura o valor de salário mínimo aos benefícios previdenciários

    há 10 anos

    Salvador, 19/11/2013 – A Justiça Federal determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se abstenha de efetuar descontos que diminuam os benefícios previdenciários a valores abaixo do salário mínimo após revisão administrativa. Proferida na quarta-feira (13) pela 3ª Vara Federal de Salvador, a decisão liminar tem abrangência em todo o território nacional. A ação civil pública (ACP) foi ajuizada em outubro passado pela Defensoria Pública da União (DPU) na Bahia.

    No documento, o defensor federal responsável pela ação, Átila Ribeiro Dias, que é titular do Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva (DHTC) da unidade, destacou que o INSS tem a prerrogativa de sanar erros administrativos e cobrar valores pagos indevidamente, entretanto, é preciso garantir que os segurados obtenham o básico para a subsistência própria e de suas famílias.

    “Defendemos que aqueles que já recebem benefício equivalente ao mínimo não devem sofrer qualquer desconto retroativo. Já segurados que auferem quantia maior estão passíveis de receber descontos, desde que fique assegurado o recebimento de proventos não inferiores a um salário mínimo”, explicou.

    Acolhendo o pedido da Defensoria, o juiz substituto da 3ª Vara, Arnaldo Pereira de Andrade Segundo, confirmou que a matéria já foi sedimentada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o qual entende que, sendo verba de natureza alimentar e os valores recebidos de boa-fé, não há que se falar em devolução dos valores ao erário. A Justiça Federal estipulou ainda multa diária no valor de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão.

    Leia mais

    Descontos em benefícios motivam ação civil pública na Bahia

    Assessoria de Imprensa

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4481
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações110
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-assegura-o-valor-de-salario-minimo-aos-beneficios-previdenciarios/112118226

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)