Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça atende a pedido do MPF e restringe propaganda de bebidas alcoólicas em todo o país

    Decisão do TRF-4 afeta principalmente cervejas e vinhos; prazo para adaptação será de 180 dias

    Decisão do TRF-4 afeta principalmente cervejas e vinhos; prazo para adaptação será de 180 dias

    A pedido do Ministério Público Federal, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidiu nesta quinta-feira (11) que a União e a Anvisa passem a aplicar uma série de restrições às propagandas de bebidas com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 grau Gay Lussac. Até então, as principais limitações, previstas na Lei 9.294/96, valiam apenas para bebidas com mais de 13 graus, o que excluía cervejas e vinhos em geral.

    A decisão se aplica a todo território nacional e terá validade a partir de 180 dias depois da publicação do acórdão. O prazo é para que sejam adequados contratos comerciais sobre propaganda de bebidas alcoólicas. Cabe recurso.

    Entre as restrições, a publicidade em emissoras de rádio e televisão só pode ocorrer entre 21h e 6h, sendo que, até as 23h, apenas no intervalo de programas não recomendados para menores de 18 anos. Além disso, fica proibida a associação do produto ao esporte olímpico ou de competição, ao desempenho saudável de qualquer atividade, à condução de veículos e a imagens ou ideias de maior êxito ou sexualidade das pessoas. Também é vedada a utilização de trajes esportivos, relativamente a esportes olímpicos, para veicular a propaganda de bebidas alcoólicas.

    Ainda, os rótulos das embalagens devem conter advertência nos seguintes termos: "Evite o Consumo Excessivo de Álcool". Já na parte interna dos locais em que se vende bebida alcoólica, deve ser afixado advertência escrita de forma legível e ostensiva de que é crime dirigir sob a influência de álcool, punível com detenção.

    O processo

    Na sessão de julgamento desta quinta, foram julgadas conjuntamente três ações sobre a mesma temática: as apelações cíveis 2008.70.00.013135-1/PR, 5012924-20.2012.404.7200/SC e 5017742-24.2012.404.7100/RS. Esta última, que foi integralmente provida, teve início ainda em 2009.

    Na ação civil pública originária, com quase cem páginas, o MPF alegou haver evidências científicas de que ocorre a associação entre a publicidade e maiores expectativas do consumo de álcool, bem como o início precoce deste uso e um consumo mais intenso. Argumentou ainda que, no Brasil, existe uma alta exposição de adolescentes menores de idade às propagandas de bebidas alcoólicas e que os adolescentes, quanto mais expostos às propagandas de cerveja, mais gostam delas e consomem álcool em maiores quantidades em relação àqueles menos expostos.

    O trabalho do MPF foi baseado em várias pesquisas feitas por entidades nacionais e internacionais, segundo as quais o consumo não racional de bebidas alcoólicas produz índices alarmantes de danos à integridade física e psíquica tanto do usuário quanto da sociedade em geral: "O álcool é responsável por mortes violentas, abuso sexual, agressões, acidentes de trânsito, violência doméstica, diversas enfermidades, inclusive do feto e recém-nato de mãe alcoolista, exposição a comportamentos de risco, como direção sob efeito de álcool, sexo sem proteção e uso de outras drogas”, dizem os procuradores que assinam a ação. Confira a íntegra da ação.

    Em primeira instância, a Justiça Federal indeferiu o pedido de liminar e, posteriormente, julgou improcedente o pedido. Os procuradores recorreram ao TRF-4, que agora, com base em voto do desembargador federal Luís Alberto D'Azevedo Aurvalle, acompanhado pelos desembargadores Vivian Josete Pantaleão Caminha e Candido Alfredo Silva Leal Junior, proferiu acórdão favorável.

    Assessoria de Comunicação

    MPF | Procuradoria Regional da República da 4ª Região

    Fone: (51) 3216 2015 - 2016 - 2017

    E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

    Site: www.prr4.mpf.mp.br

    Twitter: mpf_prr4

    Atendimento ao Cidadão

    Fone: (51) 3216 2032

    • Publicações502
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-atende-a-pedido-do-mpf-e-restringe-propaganda-de-bebidas-alcoolicas-em-todo-o-pais/157125439

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)