Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça autoriza permanência de caiçaras em Paraty

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 12 anos

    Os desembargadores da 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça autorizaram na terça-feira, por três votos a zero, a permanência da família caiçara de Manoel dos Remédios, o Seu Maneco, de 69 anos, na Fazenda Martins de Sá, em Paraty. A fazenda se estende por cinco quilômetros de litoral, e os caiçaras a ocupam há seis gerações. A reintegração de posse da propriedade foi pedida por herdeiros de Antônio Rocha Pacheco, que querem erguer um empreendimento imobiliário na região. Como foi uma decisão de segunda instância, os autores da ação ainda podem recorrer.

    A decisão judicial foi comemorada pelo advogado de Seu Maneco:

    "Há leis que amparam a permanência dos caiçaras no local. Foi feita justiça".

    A disputa ser arrasta há 13 anos. A fazenda fica numa área protegida por duas unidades de conservação: a APA de Cairuçu e a Reserva Ecológica da Juatinga. Em primeira instância, em maio de 2010, a Justiça deu sentença favorável aos caiçaras. Cerca de 40 moradores de Paraty fizeram uma manifestação em frente à sede do TJ, no Centro, defendendo a permanência da família de seu Maneco na região. Na semana passada, cem jovens de Paraty fizeram um ato também contra a retirada da família da propriedade. Até uma página sobre o caso foi aberta no Facebook e vídeos foram colocados no YouTube.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações102
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-autoriza-permanencia-de-caicaras-em-paraty/3149344

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)