Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça com as próprias mãos

    Publicado por Espaço Vital
    há 10 anos

    "A mais triste nação, na época mais podre, compõe-se de possíveis grupos de linchadores". Esta frase é um verso de Caetano Veloso, que, em 1990, indignado com uma onda de linchamentos no Brasil ainda subdesenvolvido, escreveu a canção "O c... do mundo".

    Recorrendo ao fato linguístico de que a palavra 'c... ' pode ser classificada como adjetivo ou substantivo comum, Veloso cantou que o Brasil , "c... do mundo" (periferia das potências e dos centros de decisão da política internacional), seria, pela frequência com que linchamentos acontecem por aqui, um 'c...' (no pior sentido desse adjetivo esdrúxulo, sujo, fedido, péssimo, insuportável).

    Um levantamento realizado em Porto Alegre, com 400 pessoas (ambos os sexos, idades entre 16 e 70 anos), pela empresa Segmento Pesquisas, revela dados assustadores sobre o que moradores da cidade pensam da ideia de "fazer justiça com as próprias mãos".

    Dos entrevistados, 15,3% responderam que "a prática é aceitável"; outros 6,5% disseram que "esse agir é compreensível em função da impunidade". Menos mal que 78,3% acreditam no Estado de Direito e definem essa barbárie como "inaceitável".

    Outros detalhes: a) a faixa etária a favor da estupidez é mais aceita (20,7%) dos 18 aos 24 anos; b) entre os que têm mais de 70 anos, o índice despenca para 3,2%; c) modo geral, os mais simpáticos ao linchamento são homens (16,1%.).

    A lição que fica é que parte da população começa a externar sua inconformidade com a impunidade vigorante. E isso convida a sociedade - e especialmente legisladores e julgadores - à meditação.

    Veja, no Youtube, Caetano Veloso interpretando a canção de sua autoria. Clique aqui.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações242
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-com-as-proprias-maos/128646964

    Informações relacionadas

    Wagner Motta, Advogado
    Artigosano passado

    Conteúdo gerado por AI e direitos autorais: uma discussão inevitável

    Damiao Oliveira, Bacharel em Direito
    Notíciashá 4 anos

    Unesco inicia consulta pública sobre ética na Inteligência artificial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)