Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça da Capital registra evasão zero de presos do regime aberto

    Legenda: Centro Penal Agroindustrial da Gameleira A evasão dos presos que cumprem regime semiaberto e aberto em Campo Grande, que foram beneficiados com a saída temporária de fim de ano foi menor do que a registrada no ano passado. Dos 244 presos beneficiados do regime semiaberto, somente três não retornaram após o prazo. Já no regime aberto não houve ocorrências e todos os 297 beneficiados com a saída de fim de ano se apresentaram à justiça.

    As evasões ocorreram no presídio semiaberto agroindustrial da Gameleira, que registrou uma evasão no período do Natal e duas no Ano Novo.

    No ano anterior houve o registro de quatro evasões, sendo que destas, uma foi no presídio da Gameleira, enquanto os outros três casos ocorreram no Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado.

    O juiz titular da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, Albino Coimbra Neto, por meio das Portarias 2/2014 e 3/2014, regulamentou a saída temporária de presos que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto para visita à família durante as festividades de fim de ano.

    Regras - Saiba quais são as regras de cumprimento da pena de acordo com o Código Penal brasileiro.

    Regras do regime semiaberto

    Art. 35 - Aplica-se a norma do art. 34 deste Código, caput (O condenado será submetido, no início do cumprimento da pena, a exame criminológico de classificação para individualização da execução), ao condenado que inicie o cumprimento da pena em regime semiaberto.

    § 1º - O condenado fica sujeito a trabalho em comum durante o período diurno, em colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar.

    § 2º - O trabalho externo é admissível, bem como a frequência a cursos supletivos profissionalizantes, de instrução de segundo grau ou superior.

    Regras do regime aberto

    Art. 36 - O regime aberto baseia-se na autodisciplina e senso de responsabilidade do condenado.

    § 1º - O condenado deverá, fora do estabelecimento e sem vigilância, trabalhar, frequentar curso ou exercer outra atividade autorizada, permanecendo recolhido durante o período noturno e nos dias de folga.

    § 2º - O condenado será transferido do regime aberto, se praticar fato definido como crime doloso, se frustrar os fins da execução ou se, podendo, não pagar a multa cumulativamente aplicada.

    • Publicações14505
    • Seguidores737
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações531
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-da-capital-registra-evasao-zero-de-presos-do-regime-aberto/160157171

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)