Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça determina execução da pena de ex-universitários condenados por estupro

    Acolhendo pedido da 16a Promotoria de Justiça de Londrina, no Norte-Central paranaense, formulado na quinta-feira (10), o juízo da 3a Vara Criminal da Comarca determinou a execução provisória da pena de dois ex-universitários condenados pela prática de estupro de vulnerável. A determinação baseia-se na recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que entendeu que a execução da pena de prisão pode dar-se após decisão de segundo grau e que isso não ofende o princípio constitucional da presunção de inocência.

    Ao analisar o pedido, a Justiça considerou não haver obstáculo contra o início imediato do cumprimento das penas impostas aos condenados, pois nenhum outro recurso discutindo as provas do processo poderá ser interposto. Assim, considerando que a condenação de primeiro grau foi mantida em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), o Juízo determinou a expedição de mandados de prisão contra os condenados para o imediato cumprimento da pena.

    Histórico do caso – A vítima do estupro, ocorrido em 24 de maio de 2012, é universitária e, na data do crime, estava com os colegas em uma casa noturna da cidade. “Em determinado momento, os réus se aproveitaram da impossibilidade de a vítima oferecer resistência, em função da ingestão de alguma substância, e a levaram a um motel. Lá, ambos mantiveram relação sexual com ela, sem seu consentimento, já que esta se encontrava em estado letárgico, de modo a configurar a vulnerabilidade”, relatou na época a Promotoria de Justiça.

    A 3a Câmara Criminal do TJ-PR havia mantido, por unanimidade de votos, a condenação imposta em maio de 2014 aos dois ex-universitários, quando os réus receberam penas de 12 anos e seis meses e 11 anos e oito meses de reclusão. A decisao do TJ-PR manteve a condenação, tendo somente diminuído a pena dos condenados para dez anos de reclusão.

    Um dos condenados foi preso por policiais do 5o Batalhão de Polícia Militar de Londrina na noite de sábado (12). O outro não havia sido localizado até a manhã desta segunda-feira (14).

    Veja matérias anteriores sobre o caso:

    25/11/2015 - Tribunal de Justiça mantém condenação de universitários por estupro de vulnerável

    16/05/2014 - Universitários são condenados por relação sexual não consentida

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-determina-execucao-da-pena-de-ex-universitarios-condenados-por-estupro/314894860

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)