Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça determina posse de aprovada em concurso da prefeitura

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    Por meio um mandado de segurança, Maria Elaine Trindade Gil, conseguiu na Justiça o direito de tomar posse no cargo de merendeira, para o qual foi aprovada em concurso público realizado no ano de 2006 pela prefeitura de Porto Velho. Ela foi aprovada em 173º lugar, mas, sem ser avisada pessoalmente, o cargo foi declarado vago e Maria só tomou conhecimento de que havia sido preterida quando a 181ª colocada foi convocada para assumir o cargo.

    Ela procurou a administração municipal, que lhe informou já ter havido a convocação, sem a apresentação de Maria. Foi então que ela procurou o Judiciário e teve novamente seu objetivo negado. Não satisfeita com a decisão do juiz, foi então ao segundo grau da Justiça estadual, o Tribunal de Justiça. O processo foi distribuído à 2ª Câmara Especial, onde teve como relatora a juíza convocada Duília Sgrott Reis.

    Ao analisar a questão, a juíza registrou que a questão consiste na ausência ou não de publicidade na convocação de candidata aprovada em concurso público. Para a magistrada, não há dúvidas de que a convocação foi publicada no Diário Oficial do Município de Porto Velho/RO, em Jornal de grande circulação e expedida carta de convocação por Aviso de Recebimento ¿ AR, que, no entanto, não foi recebida.

    Deste modo, é de se perguntar: houve violação ao princípio da publicidade no presente caso, como alegado pela impetrante? A resposta é positiva. Para ela não seria razoável que a pessoa tivesse que acompanhar durante dois anos as publicações no Diário Oficial para dar conta de possível convocação para cargo público. A juíza juntou ao seu entendimento julgamentos semelhantes realizados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao analisar questões que envolviam a publicação de convocação sem a intimação pessoal ser recebida pelo candidato aprovado.

    Reformada a decisão de primeiro grau, foi dada a segurança a Maria para que a prefeitura dê posse no cargo de merendeira, desde que ela preencha os outros requisitos para investidura no cargo. Apelação 0248472-47.2009.8.22.0001 foi julgada no último dia 18 e publicada nesta segunda-feira, 22, no Diário da Justiça Eletrônico.

    Assessoria de Comunicação Institucional

    • Publicações73364
    • Seguidores794
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-determina-posse-de-aprovada-em-concurso-da-prefeitura/2477371

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)