Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça determina que Corsan e Prefeitura de Santa Maria orientem moradores do Bairro Urlândia sobre rede de esgoto

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 7 anos

    A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e o Município de Santa Maria (RS) deverão oferecer manutenção e orientação sobre saneamento básico aos moradores do bairro Urlândia. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou, no início de abril, a responsabilidade da prefeitura e da companhia na fiscalização e conscientização sobre o uso das redes de esgoto.

    Em 2009, iniciou-se, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), a construção de novas redes de esgoto pluvial e cloacal no bairro. Após a conclusão das obras, os moradores relataram que o esgoto retornava, inundando as residências.

    A associação de moradores entrou com ação contra o município e a Corsan, pedindo a correta implementação das redes de esgoto.

    A sentença acolheu parcialmente o pedido, pois foi constatado que a sobrecarga da tubulação se deve ao mau uso do esgoto com ligações clandestinas dos moradores, e não a má instalação das redes. Porém, a prefeitura e a Corsan foram responsabilizadas por não fornecer as orientações necessárias aos moradores, nem fiscalizar corretamente as ligações.

    A Corsan alega que o responsável pela fiscalização é o município, já que não tem poder policial para fiscalizar e exigir a correção das ligações da rede. Por sua vez, o município diz ser da Corsan a responsabilidade pela prestação dos serviços, por ser concessionária daquele serviço público.

    O desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, relator do caso, confirmou a sentença, sustentando que a concedente e a concessionária têm obrigação igual de garantir o funcionamento adequado dos serviços prestados. “As provas dão conta de que o município e a Corsan simplesmente deixaram de observar tais obrigações, permitindo que a ausência de fiscalização e manutenção da rede de esgotamento cloacal tornasse-a suscetível a diversas ligações clandestinas que, ao fim e ao cabo, redundaram no refluxo do esgoto doméstico”, afirmou o magistrado.


    5001083-02.2010.4.04.7102/TRF
    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações104
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-determina-que-corsan-e-prefeitura-de-santa-maria-orientem-moradores-do-bairro-urlandia-sobre-rede-de-esgoto/450253856

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)