Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Justiça determina que marido de paciente com coronavírus seja obrigado a se submeter a exame

há 4 anos

A Justiça acatou pedido da Procuradoria-geral do DF e determinou que o marido da paciente com Covid-19, em tratamento no Hran, seja obrigado a se submeter a exame para avaliar sua sorologia em relação ao coronavírus. Caso, ele mantenha resistência em fornecer material para a avaliação, a Justiça deverá adotar medidas para que o procedimento seja realizado compulsoriamente.


A juíza Raquel Mundim Moraes Oliveira Barbosa determinou ainda que o homem, um advogado de 45 anos, permaneça isolado em casa, de quarentena, até que o resultado do exame seja avaliado, sob pena de pagamento de multa de R$ 5 mil por descumprimento. O limite da penalidade arbitrada pela magistrada é R$ 20 mil.

Na decisão tomada nesta manhã (10/03), a juíza justificou: “Em uma situação como o surto do Coronavírus, há, de fato, um conflito entre o direito coletivo da sociedade à saúde pública, o dever do Estado de proteger a população e o direito à autodeterminação do cidadão, que, em tese, poderia optar por se submeter ou não a um tratamento médico ou por realizar ou não exames. Mas os direitos, ainda que fundamentais, não podem ser encarados de maneira absoluta, devendo ser relativizados sempre que contrapostos em uma situação em concreto”.

A magistrada acrescentou: “A determinação de submissão a exames compulsórios e o isolamento do requerido sobressai-se necessária porque o problema é de saúde pública, caso em que ao Estado incumbe adotar providências no sentido de preservar não apenas a saúde e integridade do próprio requerido, mas de toda a coletividade que pode ser exposta indevidamente à contaminação por um vírus de transmissibilidade e letalidade notórias”.

A Procuradoria-geral do DF deu entrada nesta madrugada (10/03), durante o plantão, em uma ação com obrigação de fazer com pedido liminar, para que ele seja compelido a permitir a coleta de material clínico e a se submeter a exame laboratorial sobre a sorologia do coronavirus, e, que até confirmação do exame, fique em isolamento.

Segundo técnicos da Secretaria de Saúde, o marido da paciente vem se recusando a fazer os exames e se manter isolado, mesmo tendo permanecido ao lado da mulher que desenvolveu a infecção e até mesmo também apresentado sintomas sugestivos da doença.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: Blog Correio Braziliense

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações853
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-determina-que-marido-de-paciente-com-coronavirus-seja-obrigado-a-se-submeter-a-exame/819249317

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)