Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça do Trabalho condena Portobello por fraude no cartão de ponto e banco de horas

    Um milhão de reais. Este é o valor da multa fixada para a Portobello S.A, caso volte a praticar fraude no sistema de ponto ou banco de horas.

    A empresa, uma das maiores de revestimentos cerâmicos da América Latina, com um faturamento anual de R$ 500 milhões, 10 fabricas, mais de dois mil empregados, foi alvo de ações do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, subscritas pela a Procuradora do Trabalho Dulce Maris Galle.

    Em Inquérito Civil Público o MPT constatou a existências das fraudes, além de pagamento de horas em cerâmica. Ajuizou então ação de busca e apreensão (n.º 2103-2008-040-12-00-3), na qual a oficial de Justiça da 1.ª Vara do Trabalho de Balneário Camboriú apreendeu computador, fitas de back-up e outros documentos digitais, que, submetidos à Perícia da Polícia Federal, demonstraram, juntamente com a prova testemunhal, a manipulação dos sistemas de controle de jornada e banco de horas.

    Na sequência foi ajuizada ação civil pública (n.º 2374-2008-040-12-00-9), distribuída para a mesma Vara do Trabalho de Balneário Camboriú. Na sentença que julgou a ação, a Juíza Sonia Maria Ferreira Roberts, concluiu que, de fato, há anos o ponto eletrônico e o banco de horas vinham sendo manipulados com a finalidade de suprimir horas extras prestadas pelos empregados da Portobello S/A.

    As fraudes ocorreram desde a implantação do controle eletrônico. Já o pagamento de horas extras em cerâmica ocorria desde pelo menos 2007.

    Funcionários de gerência da empresa afirmaram que o "controle de manipulação dos registros de ponto era efetuado uma vez por semana mediante acesso, por senha, ao sistema informatizado, oportunidade em que eram excluídas a maioria das horas extras excedentes a 40 minutos diários".

    A empresa também foi condenada, a pagar indenização por dano moral coletivo que pode chegar a 4 milhões de reais.

    A ação encontra-se atualmente no TRT12, para julgamento de recurso.

    Além disso, contra Cesar Gomes Junior, presidente da Portobello, e Newton Paulo Zenkner Carpes, diretor da empresa, foi ajuizada pelo Ministério Pùblico Federal, a ação penal n.º 5007443-13.2011.404-7200, subscrita pelo Procurador da República Roger Fabre.


    Fonte: Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina

    Contato: (48) 32519944 / (48) 99612861

    e-mail: prt12.ascom@mpt.gov.br

    • Publicações683
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações544
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-trabalho-condena-portobello-por-fraude-no-cartao-de-ponto-e-banco-de-horas/3113017

    Informações relacionadas

    Empresa é condenada por deletar horas trabalhadas em registro de ponto eletrônico

    Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT-1 - Recurso Ordinário - Rito Sumaríssimo: RO XXXXX20205010054 RJ

    Frederico Fernandes dos Santos, Advogado
    Modeloshá 9 anos

    [Modelo] Recurso Ordinário para o TRT

    Thiago Loures, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    As consequências de se pagar ticket-alimentação em dinheiro

    Petição Inicial - TRT02 - Ação Reclamação Trabalhista - Rito Ordinário - Atord - contra Vivante, Basf e Jaguar e Land Rover Brasil Industria e Comercio de Veiculos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)