Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Eleitoral fará remanejamento de eleitores

    As Zonas Eleitorais (ZE’s) de Boa Vista passarão por adequação no quantitativo de eleitores, para atender à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no que se refere às alterações na resolução que trata da criação e instalação de ZE’s.

    O rezoneamento tem o objetivo de aprimorar o trabalho e economizar gastos com as zonas eleitorais, que nas capitais terão no mínimo 100 mil e no máximo 200 mil eleitores. Nas zonas do interior esse número é de no mínimo 10.000 eleitores, com base em critérios de razoabilidade e proporcionalidade, conforme determinação do TSE.

    O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) aprovou na sessão do último dia 13 de junho, a Resolução Nº 352/2017 que dispõe sobre o remanejamento de zonas eleitorais e a redistribuição dos eleitores.

    Capital

    Em Boa Vista a 1ª Zona Eleitoral conta atualmente com 59.725 eleitores e a 5ª ZE possui 144.612. Diante desses dados haverá a necessidade de remanejar eleitores da 5ª para a 1ª ZE, para que haja um equilíbrio na distribuição do eleitorado da capital.Com a redistribuição cada zona contará com aproximadamente 120.000 eleitores, já inclusos os que virão da 3ª ZE. Após o rezoneamento, a 1ª ZE ficará com 121.419 eleitores e a 5ª ZE com 109.945 (dados atuais).

    O secretário de tecnologia da informacao do TRE-RR, Wanderlan Fonseca, explicou que em Boa Vista, o procedimento será rápido e simples. Serão remanejados da 5ª para a 1ª Zona Eleitoral um total de 61.317 eleitores, pertencentes a 194 seções de 34 locais de votação. “Todos esses títulos serão impressos e o eleitor, na data agendada posteriormente pelo TRE, irá ao seu próprio local de votação fazer a troca do título”.

    Interior

    Os eleitores dos municípios de Cantá, Bonfim e Normandia, que pertencem atualmente à 3ª Zona Eleitoral, com sede em Alto Alegre, serão remanejados para a 5ª Zona Eleitoral, em Boa Vista. O procedimento de remanejamento de eleitores nesses municípios acontecerá no ato do recadastramento biométrico, que acontecerá a partir do segundo semestre.

    “A preocupação do TRE-RR é dar melhores condições de atendimento a esses eleitores e reduzir seus custos de deslocamento, quando necessitam dos serviços da Justiça Eleitoral”, garante a presidente do TRE, desembargadora Tânia Vasconcelos.

    • Publicações579
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-eleitoral-fara-remanejamento-de-eleitores/483837846

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)