Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    JUSTIÇA FEDERAL DE NAVIRAÍ GARANTE ATENDIMENTO MÉDICO A INDÍGENAS EM VULNERABILIDADE

    Decisão determina contratação de profissionais nas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) dos Polos Base de Caarapó, Iguatemi/Porto Lindo e Tacuru

    Decisão proferida pelo magistrado Ricardo Willian Carvalho dos Santos, da 1ª Vara Federal de Naviraí (MS), determinou que a União, diretamente ou por entidade conveniada, conclua o processo seletivo destinado ao preenchimento das vagas dos profissionais da saúde, providenciando ou autorizando a contratação dos profissionais.

    A decisão proferida, em sede de tutela provisória de urgência, decorre de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal, com intuito de garantir a contratação, em caráter emergencial, dos profissionais necessários ao preenchimento de todas as vagas em aberto nas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) dos Polos Base de Caarapó, Iguatemi/Porto Lindo e Tacuru, garantindo aos indivíduos residentes nessas localidades o pleno acesso à saúde.

    Nos três polos há uma defasagem de oito profissionais da área da saúde, entre eles médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal, prejudicando o atendimento a uma população de aproximadamente 9.304 indígenas, deixando-os em situação de extrema vulnerabilidade.

    A decisão determina a contratação emergencial sob pena de multa diária de R$ 5.000,00. A União terá o prazo de 60 dias para implantação das medidas, devendo nesse período, manter ou autorizar a manutenção dos atendimentos por equipes móveis, juntando aos autos o cronograma.

    Seção de Comunicação Social da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul

    • Publicações4474
    • Seguidores2961
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-de-navirai-garante-atendimento-medico-a-indigenas-em-vulnerabilidade/762272867

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)