Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Federal diz que advogado tem direito a receber alvará expedido em nome da parte que representa nos autos

    há 7 anos

    Em decisão proferida em mandado de segurança, o Juiz Federal Antônio Fernando Schenkel do Amaral e Silva, da 3ª Turma Recursal da Seção Judiciária de Santa Catarina, reconheceu que é direito do advogado receber alvará expedido em nome da parte que representa nos autos.

    Depois de acórdão julgando procedente o pedido em ação indenizatória e o pagamento voluntário da condenação pela Caixa Econômica Federal, o advogado informou os dados bancários e requereu a transferência dos valores depositados na conta vinculada ao processo para a conta corrente da sociedade de advogados que integra.

    Contudo, o Juiz Federal indeferiu o pedido do advogado. Sustentou que apesar dos termos da procuração outorgada por sua constituinte conter os poderes para receber e dar quitação, tal instrumento “(...) não têm o condão de alterar a titularidade do destinatário do alvará, que constitui verdadeira cessão de crédito”.

    O advogado então impetrou Mandado de Segurança (5011483-28.2017.4.04.7200/SC), sob o argumento que o advogado constituído com poderes na procuração para receber e dar quitação tem direito líquido e certo à expedição de alvará e, com ele, levantar depósitos judiciais, indicando, para tanto, a conta para qual deverão ser transferidos.

    Segundo o advogado, entretanto, a decisão ainda não atende inteiramente ao pleito, já que existe direito líquido e certo do advogado constituído com poderes expressos para receber e dar quitação, de exigir que o alvará de levantamento ou liberação seja confeccionado em seu nome, e não no da parte.

    • Publicações8869
    • Seguidores93
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-diz-que-advogado-tem-direito-a-receber-alvara-expedido-em-nome-da-parte-que-representa-nos-autos/490690549

    Informações relacionadas

    Marcelo Nantes, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Modelo de Petição de juntada - com Pedido de Expedição de Mandado de Levantamento Eletrônico (MLE)

    Petição Inicial - TJRJ - Ação Respeitosamente a V. Exa, a Expedição dos Mandados de Pagamentos - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra NU Pagamentos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)