Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Justiça Federal Estipula que prazo para o INSS dar resposta à requerimento é de 30 Dias.

há 5 anos

Baseada em uma deliberação do Fórum Interinstitucional Previdenciário da Justiça Federal da 4ª Região na qual o INSS se comprometeu a analisar em até 180 dias pedidos de benefícios assistenciais, a juíza federal convocada Taís Schilling Ferraz, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), considerou legal decisão de primeira instância que deu prazo de 30 dias para o instituto se manifestar sobre pedido protocolado há mais de 200 dias. Segundo a juíza, a indefinição na análise do requerimento causa prejuízo aos princípios da eficiência e da razoabilidade.

O caso envolve um pintor de 59 anos, morador de Capão da Canoa (RS), que após ficar incapacitado para o trabalho devido a uma deficiência física adquirida há cerca de dois anos, requereu o benefício junto ao INSS. Passados mais de sete meses sem análise do seu pedido, ele ajuizou mandado de segurança na Justiça Federal gaúcha solicitando a interferência do Judiciário.

Não é novidade a atual situação de demora do INSS em analisar benefícios requeridos. Com a decisão em questão, mostra-se a possibilidade do segurado socorrer-se do Judiciário caso a demora se mostre excessiva.

www.jedsonvicente.com

Fonte: IEPREV. Disponível em: < https://www.ieprev.com.br/conteudo/categoria/4/5588/trf4__justica_estipula_prazo_ao_inss_com_base_em...;
  • Sobre o autorAtendimento online em todo o Brasil.
  • Publicações246
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações87
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-estipula-que-prazo-para-o-inss-dar-resposta-a-requerimento-e-de-30-dias/759725777

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)