Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Federal exclui Estado e Rede Minas do CADIN

    A Advocacia-Geral do Estado (AGE) conseguiu, na Justiça Federal, a exclusão da fundação TV Minas Cultural e Educativa e do Estado de Minas Gerais no cadastro de inadimplentes da União – CAUC/SIAFI.

    A decisão acolheu pedido de liminar em mandado de segurança nº 51355-47.2011.4.01.3800, interposto pela Advocacia-Geral do Estado (AGE), argumentando que o débito inscrito no cadastro refere-se à multas aplicadas em razão do não pagamento de contribuição previdenciária matéria resolvida, por meio de acordo Judicial celebrado entre a União e o Estado perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ) no Recurso Especial nº 1.135.162.

    Em defesa da Rede Minas e do Estado, o Procurador Marcelo Barroso Lima Brito de Campos, argumentou que as multas lançadas contra o Estado e suas entidades em razão do valor principal são acessórias, portanto, estão vinculadas ao acordo judicial homologado pelo (STJ).

    Reconhecendo o fundamento de que o acessório deve seguir o principal, o magistrado determinou, “(...) que a autoridade impetrada cumpra referida liminar (expedição de CPD-EM e retirada do CADIN e do CAUC/SIAFI) em relação à Rede Minas (Fundação TV Minas Cultural e Educativa), bem como em relação a todos os débitos do Estado de Minas Gerais (..), inclusive multas, que tenham origem nas contribuições previdenciárias que foram objeto do acordo homologado pelo STJ, ainda que constituídos posteriormente à data limite estabelecida pela Lei 11.941/2009 (o acordo não faz essa restrição)”.

    A liminar abrange todos os órgãos da Administração direta e Indireta do Estado de minas Gerais

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-exclui-estado-e-rede-minas-do-cadin/3010277

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)