Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    JUSTIÇA FEDERAL INAUGURA “ESPAÇO DE INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO”

    A área reúne a Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação, o Centro Local de Inteligência e o Centro de Justiça Restaurativa da Justiça Federal de São Paulo

    A Presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, participou na sexta-feira (31/1) da solenidade de instalação do Espaço de Inovação e Inteligência da Seção Judiciária de São Paulo. O evento, no 11.º andar do Fórum Pedro Lessa, na Avenida Paulista, n.º 1.682, em São Paulo (SP), contou com a presença de magistrados, procuradores, servidores, advogados e convidados.

    O Espaço de Inovação e Inteligência abrigará a Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação (UCIN), que engloba as Seções do Laboratório de Inovação (iJuspLab) e de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social, e os Núcleos de Comunicação Social, Escola de Servidores, Biblioteca e Inovação Tecnológica. Funcionará também no local o Centro Local de Inteligência (Clisp) e um espaço para reuniões do Centro de Justiça Restaurativa da Justiça Federal de São Paulo (Cejure).

    Além da Presidente do TRF3, compuseram a frente de honra do evento o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf; o Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Juiz Federal Fernando Mendes; o Presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e de Mato Grosso do Sul (Ajufesp), Juiz Federal Otávio Port; e a Diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo (SJSP), Juíza Federal Luciana Ortiz.

    A Desembargadora Federal Therezinha Cazerta saudou os magistrados, os servidores, e os representantes de entidades que colaboraram para que o projeto se tornasse realidade e destacou a importância da criação do Laboratório de Inovação, conduzida pelos Juízes Federais Luciana Ortiz e Paulo Cezar Neves Junior, Coordenador do Laboratório de Inovação da Justiça Federal (iJuspLab).

    “A Justiça tem que trabalhar unida para que seja melhor para todos. É o conjunto que tem que melhorar para que cada um de nós esteja melhor. Os núcleos que estão sendo instalados juntos, hoje, nascem de um trabalho colaborativo em que as pessoas estão de mãos dadas avançando juntas. Estamos todos ganhando. Parabéns.”

    A Diretora do Foro agradeceu a todos os apoiadores e partícipes que colaboraram para a inauguração do espaço, que, para ela, consolida a cultura da inovação na Seção Judiciária de São Paulo.

    “Vivi cada momento ao lado de todos como se fosse único; sonhamos e construímos juntos um espaço que será o esteio da edificação de um Judiciário cada vez mais humano. Aqui é o espaço do sim, da espiral da inovação, dos juízes e servidores sonhadores, dos sonhos de um mundo mais justo e solidário”, ressaltou.

    O Vice-Diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo/Interior, Juiz Federal Décio Gimenez, afirmou que as novas instalações trazem um novo conceito para o setor público.

    “Este espaço representa o futuro da administração pública, no qual a inovação, a participação, a cocriação e o foco no usuário são centrais. Por isso, cada centavo gasto é um investimento. A Justiça Federal está em busca de muito mais do que bons serviços. Está em busca da excelência. Esse é o nosso propósito, o nosso desafio.”

    O Vice-Diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo/Capital, Caio Moysés de Lima, apresentou números sobre a estrutura da Justiça Federal lembrando que o acesso a tais informações está disponível para o público interno da Justiça Federal, graças às ferramentas desenvolvidas por duas equipes do laboratório de inovação: a incubadora de soluções tecnológicas e a equipe de gestão de dados.

    “Além de subsidiarem os gestores na tomada de decisão, as ferramentas permitiram adequar as despesas ao teto de gastos imposto pela Emenda Constitucional n.º 95”, explicou.

    O Presidente da Ajufe afirmou que o novo espaço simboliza a transparência da Justiça Federal e que contribuirá para que o trabalho ali realizado seja conhecido.

    “O Judiciário existe; é transparente; precisa ser compreendido pela sociedade e deve ser tratado como grande parceiro na formação de um país com instituições fortes e democráticas.” O Presidente da Ajufesp defendeu a adoção de conceitos de inovação e de novas formas de organização do trabalho na administração pública.

    “Não tenham medo do novo. Essa nova forma de trabalho é o que vai conduzir a Justiça Federal para um futuro exitoso, moderno e muito mais condizente com a nova realidade. A Ajufesp tem grande satisfação em ter colaborado desde o começo com esse projeto que hoje chega ao ápice. É um espaço inovador e funcional, que certamente revolucionará a forma de fazer justiça.”

    O Coordenador do Laboratório de Inovação da Justiça Federal (iJuspLab) e Coordenador Acadêmico da Escola de Servidores agradeceu as equipes da Escola e do Laboratório pelo empenho por terem trazido soluções criativas e pela colaboração para que o espaço fosse viabilizado.

    “A iniciativa que está sendo coroada hoje vem de sementes plantadas por servidores, juízes, desembargadores, associações e entidades como a Fiesp, que têm apoiado a inovação desde os primeiros passos do Laboratório de Inovação da Justiça. Esse espaço é fruto de muitos projetos desenvolvidos coletivamente com usuários internos e externos. Todos têm apresentado sua experiência e trocado ideias para que a gente cada vez mais implemente propostas inovadoras”, disse.

    A Presidente do Clisp e do Cejure, Juíza Federal Kátia Hermínia Roncada, agradeceu a todos envolvidos no projeto e falou da emoção e da alegria em inaugurar “um espaço que sedimenta muitas conquistas”.

    “O Clisp é um lugar para diálogos internos e interinstitucionais, tratando o conflito em sua origem. A Justiça Restaurativa trabalha com o conceito de responsabilidade compartilhada, e não de culpa, na promoção de uma cultura de paz”, ressaltou.

    Ao final da cerimônia, a Presidente do TRF3 homenageou o Desembargador Federal do TRF4 Wladimir Passos de Freitas (aposentado), a Juíza Federal Luciana Ortiz e a Advogada e Arquiteta Elaine Loverra com a entrega de flores, em reconhecimento pela colaboração por eles prestada.

    Também estiveram presentes os Desembargadores Federais do TRF3 José Lunardelli, Paulo Domingues, Inês Virgínia, e Suzana Camargo (aposentada), a Juíza Federal em Auxílio à Presidência do TRF3, Raquel Perrini, além de procuradores, servidores e advogados e convidados.

    • Publicações4474
    • Seguidores2957
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-inaugura-espaco-de-inovacao-e-inteligencia-da-secao-judiciaria-de-sao-paulo/805262944

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)