Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Federal indefere pedido de anulação de TAC firmado entre Unitins e União

    A Justiça Federal indeferiu os pedidos formulados pela Educon (Sociedade Civil de Educação Continuada), os quais visavam, em síntese, à anulação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre a Unitins, MEC e o MPF e à condenação dos réus ao pagamento de indenização por danos materiais morais à autora da ação civil, a Educon. Os pedidos foram indeferidos pelo titular da 1ª Vara Federal, Dr. Marcelo Albernaz.

    A autora alega que a Unitins firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), sem a participação da Educon e que isso lhe teria causado graves danos emergentes e morais. Alega ainda que a Educon tem legitimidade e interesse em toda e qualquer decisão, administrativa ou judicial, que possa interferir na continuidade da parceria firmada com a Unitins, e que o TAC firmado sem a sua participação é nulo. Sustenta, por fim, que a UNIÃO deveria ter sido representada no TAC pela AGU.

    A Unitins apresentou contestação argumentando que a Educon sempre esteve informada dos temas inerentes ao processo administrativo instaurado pelo MPF para apurar possíveis irregularidades. A União também apresentou contestação defendendo a legitimidade das partes para a celebração do TAC. Argumentou, ainda, que as recomendações e cláusulas do TAC se destinam à Universidade do Tocantins (Unitins), sem qualquer obrigação estipulada para a Educon.

    Para a Justiça Federal, 'não procedem os pedidos de nulidade do TAC e de condenação dos réus a intimarem a Educon a participar de qualquer procedimento administrativo ou inquisitório relativo a cursos de graduação à distância ministrados pela Unitins em parceria com a Educon'. Assim, tendo sido rejeitada a alegação de nulidade do TAC, o magistrado julgou improcedente o pedido indenizatório formulado com base na mesma alegação.

    • Publicações852
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações53
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-indefere-pedido-de-anulacao-de-tac-firmado-entre-unitins-e-uniao/2671408

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)