Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça garante a deficiente o restabelecimento de pensão por morte do avô

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 11 anos

    O assistido I.A.S. obteve na Justiça Federal o direito de voltar a receber pensão por morte do avô, O.J.S., servidor federal aposentado falecido no ano 2000. Com deficiência visual, o assistido recebia pensão temporária há doze anos e teve o benefício cessado ao completar 21 anos em janeiro. A Defensoria Pública da União (DPU) na Bahia atuou no caso.

    Sem alfabetização e impedido de trabalhar por conta da cegueira total adquirida na infância, período em que o avô obteve a sua guarda judicial, I.A.S. passou a depender totalmente do benefício previdenciário. O assistido procurou assistência jurídica da Defensoria em maio deste ano para garantir a sua única fonte de subsistência na Justiça.

    Para o defensor federal Ricardo Fonseca, que atuou no caso, o ato de suspensão da pensão por morte pelo Ministério da Fazenda traduz uma interpretação meramente fria da letra da norma que regula a matéria. Segundo ele, foram afastadas as análises de outros aspectos que levariam à conclusão de que o assistido, portador de deficiência irreversível e dependente economicamente do servidor falecido, é beneficiário de pensão vitalícia.

    Na ação, com pedido de antecipação de tutela, além de amparar-se no disposto pela Lei 8112/90, o defensor recorreu aos princípios da Razoabilidade e da Dignidade da Pessoa Humana.

    Acolhendo o pedido, o juiz federal Francisco Alexandre Ribeiro, da 9ª Vara Federal de Salvador, proferiu decisão liminar obrigando a União a restabelecer o benefício no prazo de dez dias, sob multa diária no valor de R$ 200.

    • Publicações48958
    • Seguidores669
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-garante-a-deficiente-o-restabelecimento-de-pensao-por-morte-do-avo/100690404

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)