Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça garante a estudantes direito de vista da prova de redação do Enem

    há 11 anos

    Campo Grande, 28/01/2013 - Dois estudantes do Mato Grosso do Sul ganharam na Justiça o direito de entrar com recursos contra o resultado da prova de redação do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão, tomada na quarta-feira (23), obriga o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a conceder vista da prova e dar o prazo de 48 horas para recurso.

    Os estudantes foram defendidos pela Defensoria Pública da União no Mato Grosso do Sul (DPU/MS). Eles procuraram a instituição após perceberem a nota baixa no Enem e não conseguirem ter acesso à redação corrigida.

    Um dos argumentos usados pelos defensores Rafael Bravo Gomes Leonardo de Castro Trindade, que atuaram em favor dos estudantes, foi que o Inep negou a eles o direito de defesa. Segundo a DPU/MS em uma das ações, “o direito do candidato ver sua prova é patente, estando inserido nos princípios maiores da Constituição Federal, independentemente de qualquer referência expressa”.

    Foi citada na ação uma decisão judicial em que o Tribunal Regional Federal da 5º Região reconhece o direito de um candidato a concurso ter acesso aos cartões de resposta de provas. De acordo com a defensoria, “a decisão é no sentido de que se deve dar transparência aos atos praticados pela comissão examinadora”.

    As duas decisões valem para os estudantes que entraram na Justiça, não tendo efeitos para outros participantes do Enem. Estudantes de Bagé, no Rio Grande do Sul e Belém, no Pará, também procuraram a DPU e conseguiram o direito de interpor recursos contra o resultado da prova de redação.

    Leia mais

    Assistido terá acesso à correção da redação do Enem

    Liminar reconhece direito de estudante acessar redação corrigida do Enem

    Assessoria de Imprensa

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4481
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações121
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-garante-a-estudantes-direito-de-vista-da-prova-de-redacao-do-enem/100314738

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)