Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça garante salário maternidade para homem no PR

    A licença e o salário maternidade são direitos de todas as mulheres logo após o nascimento de um filho, direitos garantidos pela Previdência Social. Mas, no Paraná, uma decisão da Justiça concedeu o benefício a um homem.

    A menina Emily mudou totalmente a vida do pai, o operador de produção Valdecir Kessler. A mãe morreu durante a gravidez. A menina foi salva em uma cesariana de emergência aos sete meses de gestação. Com apenas 1,5kg, sem a mãe, ela precisava de cuidados especiais.

    - Eu me encontro sozinho aqui em Toledo (região Oeste do Estado). Foi quando eu procurei a licença-maternidade, no caso - conta.

    Para cuidar da filha, o operador de produção Valdecir Kessler negociou uma licença com a empresa onde trabalhava. Foram quatro meses de dispensa, mas sem salário.

    O pai pediu o pagamento do salário maternidade e teve o benefício negado. Agora, nove meses depois, a Justiça Federal decidiu que o INSS deve pagar quatro meses de salário pelo tempo que ele se dedicou a cuidar da filha. Na sentença, os juízes destacaram que, mais que um benefício para a mãe, o pagamento é um direito da criança.

    - Excepcionalmente, em casos em que há o óbito e em outras situações, é possível conceder o benefício ao pai, nessas circunstâncias - afirma a advogada Fabiane Stockmanns.

    - Fez Justiça na hora que precisava. Pagar as contas e me dedicar à criança”, declara o operador de produção Valdecir Kessler.

    O INSS ainda não decidiu se vai recorrer da decisão.

    • Publicações251
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-garante-salario-maternidade-para-homem-no-pr/189643215

    Informações relacionadas

    Patrícia Bonetti, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Homens podem receber o salário maternidade?

    Maira Sibele Santos, Advogado
    Modelosano passado

    Ação Declaratória de Inexigibilidade de Contribuição Previdenciária c/c Repetição de Indébito

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO: RE XXXXX PR

    =GERAIS= Concessão de Salário Maternidade para homens e os novos avanços da Previdência Social Brasileira

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)