Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Justiça Gratuita: empresas também podem ter direito

há 8 anos

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as pessoas jurídicas (empresas) podem ter direito à justiça gratuita. O colegiado negou recurso em que a União contestava decisão que havia concedido a uma empresa gaúcha o benefício da assistência judiciária gratuita. Seguindo o voto do relator, ministro Herman Benjamin, a turma reafirmou o entendimento da Corte Especial de que, independentemente do fato de se tratar de pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos, a concessão do benefício está condicionada à demonstração da impossibilidade da empresa arcar com os custos de um processo na Justiça.

O caso teve origem no Rio Grande do Sul e diz respeito a uma execução fiscal da dívida ativa, relativa a créditos de imposto de renda pessoa juridica (IRPJ) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). A empresa, que atua na área de consultoria empresarial, embargou a execução (contestando valores) e pediu ao juiz federal a concessão de assistência judiciária gratuita.

Balanço negativo

O juiz negou, pois entendeu que não haveria nos autos da execução “elementos capazes de comprovar a impossibilidade de a empresa arcar com as despesas processuais”. A empresa recorreu (por meio de um agravo de instrumento – recurso cabível de decisão interlocutória do juiz) ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Em decisão unipessoal do Desembargador, o benefício foi concedido e posteriormente confirmado pelo colegiado do TRF4. Para tanto, os desembargadores levaram em conta que a empresa é de pequeno porte, com apenas um funcionário. O balanço patrimonial da empresa teria encerrado no ano anterior negativo, no valor de R$ 93 mil.

Em novo recurso, dessa vez endereçado ao STJ, a União insistiu na tese de que o benefício da justiça gratuita é apenas para as pessoas físicas, e não pessoas jurídicas, menos ainda para aquelas com fins lucrativos. As alegações foram rejeitadas no julgamento da Segunda Turma. A decisão foi unânime.

  • Publicações19150
  • Seguidores13365
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações394
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-gratuita-empresas-tambem-podem-ter-direito/263945627

Informações relacionadas

Contestação - TRT22 - Ação Gestante - Atsum - contra Sindicato dos Servidores da ASS Legislat do EST do PI

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 7 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - AGRAVO DE INSTRUMENTO: AI XXXXX-86.2016.8.19.0000 RIO DE JANEIRO CAPITAL 4 VARA FAZ PUBLICA

Juliana Bonilha S. Fenato, Advogado
Notíciashá 7 anos

Empresa em dificuldade financeira tem direito à Justiça gratuita

Contestação - TJSP - Ação Cheque - Agravo de Instrumento

JurisWay
Notíciashá 8 anos

Justiça Gratuita: empresas também podem ter direito

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)