Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Itinerante em Dourados faz balanço do trabalho em 2015

    A Justiça Itinerante da comarca de Dourados encerrou o ano de 2015 com 859 ações, sem contar o número de atendimentos prestados à população que nem sempre resultam em ação. Nos dias de atendimentos são realizados, em média, 15 atendimentos, o que resulta em uma média mensal de 240 atendimentos.
    O serviço mais procurado foi o de reconhecimento de união estável e conversão em casamento com 826 ações, o que corresponde a mais de 82% do total. Em seguida, vieram as ações de divórcio consensual, com 24; homologação de acordo em relação a alimentos de menor, com cinco ações, e homologação de acordo em relação à guarda, pensão alimentícia e direito de visita de menor, com quatro ações.
    Para o juiz Waldir Marques, titular do 1º Juizado Especial de Dourados, a Justiça Itinerante representa uma iniciativa do Tribunal de Justiça que deu certo e que está funcionando muito bem.
    "A procura pelo atendimento tem aumentado bastante e isso se deve também ao trabalho dos analistas e conciliadores designados para atuar na Justiça Itinerante, que distribuíram panfletos informativos e calendários nas escolas conveniadas, bem como orientaram a população acerca do atendimento oferecido", ressaltou.
    Instalada em outubro de 2013, a Justiça Itinerante em Dourados realiza atendimento nos bairros Canãa I, Jóquei Clube, Terra Roxa II, Cachoeirinha, Parque do Lago II, Guaicurus e o município de Laguna Carapã. Além disso, realizou-se também atendimentos com ponto provisório de energia nos distritos de Vila Formosa e Vila São Pedro.
    Itinerante em 2016 - Em Dourados, a Justiça Itinerante retornou às suas atividades nesta terça-feira (19) com o atendimento no Parque do Lago II. Nesses dois dias de atividades, já foram 34 atendimentos realizados, sendo 13 ações de reconhecimento de união estável em casamento e uma ação de homologação de acordo de guarda e pensão alimentícia de menor.
    Importante ressaltar que a Justiça Itinerante é competente para conciliar, processar e julgar causas cíveis de menor complexidade, cujo valor não exceda 40 salários mínimos, bem como as causas relativas a direito de família.
    Entre os serviços disponibilizados estão os relacionados às ações de alimento, cobrança, conversão de separação em divórcio; conversão de união estável em casamento; cumprimento de obrigação de fazer; declaratória de inexistência de débito; despejo; devolução de quantia paga; dissolução de união estável; divórcio direto; execução de alimentos; execução de título extrajudicial; execução de título judicial; execução de quantia certa; exoneração de alimentos; guarda; indenização por danos; investigação de paternidade; modificação de guarda; oferecimento de alimentos; reconhecimento de maternidade; reconhecimento de paternidade; reconhecimento de união estável; regulamentação de visitas; reintegração de posse; rescisão contratual; restabelecimento de sociedade conjugal; revisional de alimentos e revisional cláusulas.
    Os serviços prestados são gratuitos e o horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8 às 11h30, de acordo com a ordem de chegada, e com senhas limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3902-1003, das 12 às 19 horas.
    Para consultar o calendário de atendimento do primeiro semestre de 2016, basta acessar o link www.tjms.jus.br/consultas/justica_itinerante








    • Publicações14505
    • Seguidores737
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações67
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-itinerante-em-dourados-faz-balanco-do-trabalho-em-2015/299142876

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)