Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Militar de São Paulo inaugura sistema de teleaudiências

    há 11 anos

    Compromissado em melhorar continuamente os seus processos de trabalho, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), mediante convênio de cooperação com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e o governo do estado, por meio das secretarias de Gestão Pública e de Administração Penitenciária, concluiu, em setembro, a instalação dos equipamentos que viabilizam a realização de teleaudiências. A concretização de atos processuais por meio tecnológico visa dar maior celeridade e economia à instrução criminal.

    Atualmente, já existem no estado aproximadamente 70 salas na capital e no interior que possuem o sistema de teleaudiências, incluindo fóruns estaduais e federais, centros de detenção provisória, penitenciárias e o Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes.

    Entre os benefícios proporcionados pelo sistema de teleaudiências está a eliminação da expedição de cartas precatórias, cartas de ordem e cartas rogatórias, o que agiliza atos como citação, intimação, interrogatório e oitiva de testemunhas, entre outros, poupando o trabalho de juízes deprecados e rogados e de seus auxiliares. As teleaudiências contribuem também para a diminuição dos riscos de fuga e de resgate de presos perigosos durante transferências ou deslocamentos.

    Com o uso da tecnologia, reduz-se também a necessidade de deslocamentos de réus, defensores, peritos, testemunhas e vítimas por grandes distâncias, com economia de tempo e recursos materiais com viagens. Há ainda economia de recursos públicos empregados na escolta e no transporte de presos, aí incluídas diárias de policiais e agentes, permitindo a liberação desses efetivos para o patrulhamento ostensivo nas ruas e o combate ao crime.

    Segurança - As teleaudiências são transmitidas em alta resolução por meio de uma rede de comunicação privada que garante total segurança do sistema, incluindo dados criptografados e equipamentos como videofones para conversas reservadas entre réus e defensores, televisor LCD, câmera multidirecional, câmera para registro de assinatura de documentos, mesa de controle do operador, telefone com conexão direta com fóruns e unidades prisionais, entre outros. As teleaudiências são gravadas, armazenadas no banco de dados da Prodesp e o acesso a elas é restrito aos usuários credenciados.

    Até o início de outubro, já haviam ocorrido 11 teleaudiências para realização de atos como interrogatórios e citações com os fóruns de Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Araçatuba e Campinas, com os CDPs de Caraguatatuba e de Osasco e com a Penitenciária II de Presidente Venceslau.

    Segundo o juiz de direito substituto Marcos Fernando Theodoro Pinheiro, além da celeridade processual, que resulta na redução de prazos, a utilização da teleaudiência gera uma economia geral. "A teleaudiência reduz o dispêndio financeiro tanto para o Poder Judiciário, pois evita gastos com diligências, como para o jurisdicionado, que não precisa arcar com despesas próprias ou de advogados para se descolar até o edifício-sede do TJMSP, que fica localizado no centro da capital", afirmou.

    Fonte: TJMSP

    Siga o CNJ:

    • Publicações28684
    • Seguidores1439
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações92
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-militar-de-sao-paulo-inaugura-sistema-de-teleaudiencias/100708034

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)