Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça nega absolvição a acusada de tentar matar o companheiro

    há 14 anos

    A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), à unanimidade de votos, negou provimento à apelação criminal em favor de Ana Cristina Nascimento dos Santos, apontada como autora de tentativa de homicídio cometida contra Fábio Mário dos Santos, em maio de 2007, em Maceió. A sessão do órgão julgador aconteceu nesta quarta-feira (28).

    Ana Cristina Nascimento impetrou a apelação criminal pretendendo ser sumariamente absolvida pelo exercício descriminalizante da legítima defesa própria ou, alternativamente, a desclassificação do crime de tentativa de homicídio para lesões corporais. A acusada confirma a autoria do crime, mas alega que o praticou em sua defesa própria.

    De acordo com o parecer do Ministério Público Estadual, a tentativa de alçar o crime à categoria de legítima defesa é estapafúrdia, pois isso pressupõe a existência de agressão injusta, atual ou iminente contra bem jurídico próprio ou de terceiro e que as provas indicam a inexistência de qualquer agressão por parte da vítima à ofendida, estando descaracterizada a hipótese de legítima defesa.

    Conforme extrai-se da sentença do magistrado de 1º grau, “muito embora a acusada afirme que apenas desferiu os golpes contra a vítima em face de a mesma ter lhe agredido, inexistem nos autos provas suficientes de modo a restar cristalina, extreme de dúvidas, a ocorrência da referida discriminante”.

    Para o desembargador-relator do processo, Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, as provas contidas no processo não geram o atendimento da pretensão da recorrente pela certeza do exercício da legítima defesa. “O que se encontra efetivamente no processo é a prova da materialidade e indícios suficientes de que Ana Cristina Nascimento dos Santos pode ser autora do crime objeto do processo”, explica.

    Matéria referente à Apelação Crime nº

    • Publicações4435
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-nega-absolvicao-a-acusada-de-tentar-matar-o-companheiro/2302681

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)