Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça proíbe reajuste de plano de saúde de maiores de 60 anos por mudança de faixa etária

    Justiça proíbe reajuste de plano de saúde de maiores de 60 anos por mudança de faixa etária

    Em julgamento de ação civil pública movida pelo Ministério Público contra Amil Assistência Médica Internacional Ltda., a Justiça da Capital reconheceu que as regras do Estatuto do Idoso também se aplicam aos contratos de planos de saúde firmados antes da entrada em vigor do Estatuto, no que diz respeito à proibição de reajuste por mudança de faixa etária do usuário a partir dos 60 anos de idade. A sentença é da juíza Laura de Mattos Almeida, da 12ª Vara Cível de São Paulo.

    Na ação civil pública, a promotora de Justiça Adriana Borghi Fernandes Monteiro, coordenadora da área do Consumidor do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva do MP, sustenta ser ilegal o reajuste aplicado pela Amil no valor dos planos de saúde em razão da mudança de faixa etária do seguro, a partir de 60 anos de idade. De acordo com a promotora, o reajuste viola o Estatuto do Idoso , que proíbe discriminação às pessoas com 60 anos ou mais. Ainda segundo a promotora, por ser lei federal de ordem pública, com aplicabilidade imediata, o Estatuto do Idoso aplica-se aos contratos firmados anteriormente ao início de sua vigência, em janeiro de 2004.

    Na sentença, a juíza Laura de Mattos Almeida julgou procedente a ação, declarando nula a cláusula dos contratos da Amil que autorizava o reajuste aos segurados com mais de 60 anos. A juíza também condenou a Amil a abster-se de aplicar tal reajuste, sob pena de multa diária de R$ 50 mil, e a reparar os danos patrimoniais causados aos usuários idosos, que receberão de volta os valores pagos a mais por causa do reajuste indevido.

    De acordo com a sentença, não se justificam “reajustes expressivos impostos àqueles que, justamente com o avanço da idade, mais necessitam e, por já se encontrarem fora do mercado de trabalho, têm seus rendimentos sensivelmente diminuídos, não podendo suportar aumentos além dos reajustes decorrentes da inflação”.

    “A decisão abre importante precedente, na medida em que afirma a aplicação do Estatuto do Idoso a todos os contratos, afastando a discriminação aos idosos e os reajustes abusivos, proibidos pelo Código de Defesa do Consumidor”, avalia a promotora Adriana Borghi.

    Veja a íntegra da sentença.

    • Publicações2501
    • Seguidores60
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações716
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-proibe-reajuste-de-plano-de-saude-de-maiores-de-60-anos-por-mudanca-de-faixa-etaria/124907

    Informações relacionadas

    Myllena Gonçalves, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Operadoras podem aumentar o valor do plano de saúde dos maiores de 60 anos de idade?

    Gabriela Guerra, Advogado
    Artigoshá 11 anos

    Reajuste por faixa etária dos Planos de Saúde após os 60 anos - Conduta Abusiva

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-28.2017.8.19.0001

    Gevaerd e Benites Advogados, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Reajuste no plano de saúde

    Stennio Leal, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Pedido de localização de endereço da parte

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)