Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça suspende cobrança de imposto de renda sobre juros de mora da PAE

    O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) deferiu nesta quinta-feira (24) o pedido da Ajufe para suspensão liminar da exigibilidade do imposto de renda sobre os juros de mora decorrentes da Parcela Autônoma de Equivalência (PAE), bem como a determinação para que a União se abstenha da sua cobrança até a prolação da sentença.

    Diante das peças de procedimentos fiscais em prejuízo dos associados, juntadas aos autos, o relator da matéria concedeu a tutela antecipada. "O requisito do perigo da demora está evidenciado pelas cópias de peças de procedimentos fiscais instaurados contra associado da autora”. Ademais, o relator entendeu que o tratamento que vem sendo dado pela ampla maioria das Superintendências da Receita Federal do Brasil é no sentido da não exigência do imposto de renda sobre os juros de mora da PAE.

    "A possibilidade, em tese, de autuação e de ajuizamento de ações de execução fiscal contra os associados da autora que perceberam a PAE e seguiram as diretrizes até então adotadas impõe, como uma medida de razoabilidade, a suspensão da exigibilidade do tributo em exame até a prolação da sentença no processo principal", diz a decisão.

    A Ajufe sustenta que os juros moratórios da PAE têm natureza indenizatória e servem apenas para recompor os prejuízos ocasionados pelo cumprimento a destempo da obrigação assumida pelo devedor,"razão pela qual não configuram ‘aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de acréscimos patrimoniais’”.

    A Associação alega também que a pacificação da não incidência de IR sobre juros de mora deu segurança para que a Administração Judiciária deixasse de reter o tributo em diversas ocasiões. Clique aqui para cessar a decisão liminar.

    • Publicações3824
    • Seguidores49
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações275
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-suspende-cobranca-de-imposto-de-renda-sobre-juros-de-mora-da-pae/112010532

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)