Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024

Justiça suspende concessão de passaporte diplomático a Edir Macedo e esposa

Para o magistrado, a atuação como líder religioso não representa o interesse do país.

Publicado por Davi D'lírio
há 5 anos

O juiz Federal Vigdor Teitel, da 11ª vara do RJ, deferiu liminar para suspender os efeitos da portaria 12/19, que concedia passaporte diplomático para o bispo Edir Macedo e sua esposa.

t

Na última segunda-feira, 15, foi publicada no DOU portaria do ministério das Relações Exteriores concedendo passaporte diplomático para o bispo Edir Macedo e para sua esposa Ester Eunice Rangel Bezerra, ambos da igreja Universal do Reino de Deus, com validade de 3 anos. No documento, constava que os titulares poderiam desempenhar “de maneira mais eficiente suas atividades em prol das comunidades brasileiras no exterior”.

Em face da portaria, o cidadão e advogado Roniele de Oliveira Silva ajuizou ação popular pedindo a suspensão dos efeitos da portaria, por entender que a condição de Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, por si só, não confere a Edir Macedo status de pessoa detentora de função de interesse do país.

Ao analisar pedido, o juiz deferiu a liminar entendendo que o ato impugnado foi editado em contrariedade aos ditames normativos e que não há demonstração de interesse público que o justifique.

“No entanto, a atuação como líder religioso, no desempenho de atividades da Igreja, ainda que em prol das comunidades brasileiras no exterior, não significa que o mesmo represente "interesse do país", de forma a justificar a proteção adicional consubstanciada no passaporte diplomático, sendo certo que as viagens missionárias - mesmo que constantes -, e as atividades desempenhadas no exterior não ficam, de modo algum, prejudicadas sem a utilização do documento em questão.”

Veja a íntegra da decisão.

  • Sobre o autor"A advocacia não é profissão de covardes" - Heráclito Fontoura Sobral Pinto
  • Publicações940
  • Seguidores103
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações492
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-suspende-concessao-de-passaporte-diplomatico-a-edir-macedo-e-esposa/698976160

Informações relacionadas

Direitotododia I, Bacharel em Direito
Notíciashá 4 anos

Pannunzio é condenado a indenizar Edir Macedo e Iurd por danos morais

Juiz manda Universal indenizar fiel em R$ 10 mil por "constrangimento"

Correio Forense
Notíciashá 8 anos

Igreja Universal indenizará vítima de estupro em R$ 300 mil

Edir Macedo vira réu por quadrilha e lavagem

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Trabalho Religioso e Vínculo de Emprego – Dimensões de Sacralidade e Caráter Secular

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)