Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Lançada a pedra fundamental da Cidade Judiciária em Parnaíba Fotos

    Málcia Afonso - Enviada Especial

    Parnaíba (PI) - A pedra fundamental da Cidade Judiciária Evandro Lins e Silva, que será instalada na terra natal do ilustre jurista, Parnaíba, a 336 Km de Teresina, foi lançada nesta quinta-feira (15). O Presidente da AMB, Nelson Calandra, foi representado pelo Vice-Presidente de Comunicação, Raduan Miguel Filho. O espaço vai abrigar órgãos do Judiciário e do Ministério Público, beneficiando a população local e dos municípios vizinhos.

    A solenidade, comandada pelo Prefeito Florentino Neto (PT) foi prestigiada por autoridades locais, estaduais e federais dos três poderes, dentre elas, a Titular da Vara da Infância e Juventude de Teresina, Maria Luíza de Moura Mello e Freitas, que representou a Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Eulália Pinheiro; a Juíza titular da Vara Federal do Trabalho de Parnaíba e Diretora-Adjunta da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada da AMB, Loisima Miranda; o Juiz de Direito de Entrância Final, Reginaldo Alencar; o Promotor de Justiça Fernando Soares, representando o Ministério Público Estadual; os Senadores pelo Piauí Ciro Nogueira (PP) e João Vicente Claudino (PTB); Wellington Dias (PT); os Deputados Federais pelo Piauí Assis Carvalho (PT) e Paes Landim (PTB).

    A Cidade Judiciária será erguida na Avenida Francisco Borges, uma área que circunda Parnaíba. Os terrenos já foram doados pela Prefeitura à Justiça Federal, Justiça Estadual, Justiça Eleitoral, Ministério Público Estadual e Federal. O Prefeito de Parnaíba, Florentino Neto (PT), agradeceu o empenho do Presidente da AMB, Nelson Calandra, para a realização do projeto e ressaltou que teve a ideia a partir do IX Prêmio AMB de Jornalismo, que também homenageou Evandro Lins e Silva. A Prefeitura está dando o pontapé inicial, entregando a área para que as instituições se instalem. É um local privilegiado. A Cidade Judiciária também irá alavancar a economia local, tendo em vista que irá gerar emprego e renda na indústria da construção civil, comércio e serviços, que serão atraídos para o empreendimento, disse.

    É um serviço que o município está prestando à sociedade, de muita valia e de grande importância, porque os cidadãos poderão encaminhar e resolver todos os assuntos relacionados à Justiça em um único local. Os profissionais que atuam na área também serão beneficiados, porque não precisarão percorrer grandes distâncias para cumprir seu dever, afirmou Raduan Miguel Filho. Ele destacou ainda a homenagem que o município presta a Evandro Lins e Silva, criando e batizando o novo polo com o seu nome, sob a inspiração do Prêmio AMB de Jornalismo, que teve sua IX edição dedicada ao iminente jurista, escritor e homem público.

    A Titular da Vara da Infância e Juventude de Teresina, Maria Luíza de Moura Mello e Freitas, que representou a Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Eulália Pinheiro, parabenizou o Prefeito, pela iniciativa, e o Presidente da AMB, que impulsionou o projeto. Serão beneficiados a população, os órgãos do Judiciário e do Ministério Público. Portanto, é uma justa homenagem que se faz a Evandro Lins e Silva, filho de Parnaíba, que pontuou sua vida pessoal e pública pela incansável busca da Justiça, afirmou.

    A Juíza titular da Vara Federal do Trabalho de Parnaíba e Diretora-Adjunta da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada da AMB, Loisima Miranda, compartilhou a opinião da representante do TJPI. Sempre admirei Evandro Lins e Silva, desde a época da minha vida estudantil. Esse momento é ímpar e o mais importante é que gente vê a alegria do povo parnaibano, tomado de um orgulho que aumenta e transborda. E, nessa hora, não podemos deixar de lembrar o Desembargador Nelson Calandra, que teve participação importantíssima na criação da Cidade Judiciária que leva o nome de Evandro Lins e Silva, destacou.

    Veja outros depoimentos de autoridades que participaram da solenidade:

    A criação da Cidade Judiciária é uma grande meta para o estado do Piauí, que irá ajudar muito os jurisdicionados. E nós vamos aproveitar a oportunidade para tentar implementar mais um Juizado Especial. Em 1997, quando saiu a lei que criou os Juizados Especiais em Parnaíba, foram previstas duas vagas para Juiz. Hoje, 16 anos depois, continua funcionando apenas um Juizado. Nossa meta é ofertar mais serviços para a comunidade local.

    Juiz de Direito de Entrância Final, Subcoordenador da Central de Mandados da Comarca de Teresina e Membro Titular da Turma Recursal, Reginaldo Alencar

    Sabemos todos nós, que trabalhamos com Justiça, da dificuldade que as pessoas têm de se organizar na cidade de Parnaíba para a Justiça Eleitoral, Justiça Federal, Justiça Comum. Depois de assentados todos os Tribunais e o Ministério Público neste terreno, as facilidades serão todas. É um março para Parnaíba.

    Promotor de Justiça Fernando Soares, representando o Ministério Público Estadual

    É a realização de um sonho, a partir do empenho do Presidente da AMB, Nelson Calandra, como do Prefeito Florentino Neto. É um momento que vai significar muito para o futuro dessa cidade e para a busca de cidadania para a população. O que eu puder fazer para colaborar, eu farei, seja na busca de recursos, seja na busca de estruturação.

    Senador Ciro Nogueira (PP-PI)

    É um sonho que se realiza. A Cidade Judiciária é um modelo importante, que será um paradigma não apenas para o Piauí, mas para o Brasil e a América Latina. É uma das poucas cidades da América Latina a ter essa integração. A Cidade Judiciária é pensada do ponto de vista do povo, ou seja, a população vai poder chegar e encontrar um verdadeiro shopping de serviços do Judiciário. E aqui há algo de espetacular, que é a homenagem a Evandro Lins e Silva, alguém apaixonado pela justiça. Certamente, esteja onde estiver, Evandro estará agradecido pela criação da Cidade Judiciária e pela lembrança de batizá-la com seu nome.

    Senador João Vicente Claudino (PTB-PI)

    A gente pode observar que é um março que vai distinguir a cidade nova de Parnaíba. Nós estamos no limite do município. Todas essas instituições que vão se instalar aqui estão mostrando o que é o futuro. Já temos aqui ao lado um conjunto habitacional com dois mil apartamentos. Então, Parnaíba, daqui para a frente, é uma cidade nova, que vai melhorar a economia, atraindo os setores de comércio e serviços.

    Senador Wellington Dias (PT-PI)

    Destaco a participação da AMB, na semana em que Parnaíba recebe, por ocasião da celebração de seus 169 anos, a pedra fundamental desse grande projeto, a Cidade Judiciária, homenageando um dos juristas mais importantes do Brasil, referência para o mundo. Isso nos enche de orgulho. Então, quero agradecer, do fundo do meu coração, à AMB, na pessoa do Presidente Nelson Calandra, e a todas as autoridades que, de forma carinhosa, lutaram para que esse projeto pudesse acontecer, especialmente o Prefeito Florentino Neto

    Deputado Federal Assis Carvalho (PT-PI)

    Saúdo o Desembargador Nelson Calandra, amigo de longa data, aqui representado pelo Vice-Presidente de Comunicação da AMB, Raduan Miguel Filho. É uma grande satisfação estar aqui. A história do delta do Parnaíba e a história de vida de Evandro Lins e Silva são muito bonitas. Evandro foi um dos maiores brasileiros de todos os tempos, um grande advogado, um grande jurista, que lutou pela democracia e foi cassado.

    Deputado Federal Paes Landim (PTB-PI)

    Parnaíba é uma cidade que realmente precisa da melhor estrutura judiciária. Portanto, a Prefeitura dá esse passo com um olhar de modernidade. É um passo muito importante. E a Cidade Judiciária também homenageia um grande parnaibano, que é uma referência do direito no Brasil, Evandro Lins e Silva. Destaco que a AMB cumpre, na defesa da Magistratura brasileira, esse papel de articulação, que foi decisivo aqui em Parnaíba.

    Vereador Reinaldo de Castro Santos Filho (PP)

    • Publicações7931
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações425
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lancada-a-pedra-fundamental-da-cidade-judiciaria-em-parnaiba-fotos/100653051

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)