Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Lançada edição especial com bibliografia sobre o Tribunal da Cidadania

    há 5 anos

    Como parte das comemorações pelos 30 anos do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Biblioteca Ministro Oscar Saraiva lançou a edição especial da série Bibliografias Selecionadas. Com o título 30 anos de atuação do Superior Tribunal de Justiça, a obra traz diversas referências de publicações sobre o tribunal, desde 1989 até os dias atuais, e conta com prefácio do ministro Antônio de Pádua Ribeiro, presidente da corte entre 1998 e 2000.

    Em seu texto, o ministro destaca que a publicação “coloca à disposição dos estudiosos importantes pesquisas sobre a história do tribunal e da sua atuação, desde a sua origem certificada na Constituição em vigor”.

    A coordenadora da biblioteca, Rosa Abreu, afirma que o diferencial desta edição em relação às anteriores é o caráter histórico. “Por conter várias publicações sobre o tribunal, ela ajudará a preservar a história do STJ”, avalia.

    Segundo o chefe da Seção de Doutrina Digital, Allan Rafael, “o volume tem como objetivo principal servir de fonte de informação e ampliação do conhecimento, principalmente para operadores do direito”.

    Livre acesso

    A maioria das 206 páginas de referências – maior edição já publicada das Bibliografias – possui links que remetem ao texto integral. “Porém, em respeito aos direitos autorais, alguns textos não podem ter a íntegra disponibilizada na rede. Nesses casos, quem tiver interesse em algum desses documentos poderá solicitá-los por e-mail, telefone ou pessoalmente, na Biblioteca do STJ”, alerta Rafael (os contatos encontram-se no fim do texto).

    Redes sociais

    As Bibliografias voltarão a ser divulgadas em redes sociais oficiais do STJ – Facebook e Instagram. A publicação no Instagram ocorrerá pela primeira vez.

    “A publicação nas redes sociais serve para que tanto o público quanto outros órgãos possam ter acesso e, posteriormente, fazer a divulgação da obra, pois, quanto mais for divulgado, melhor; trata-se de uma ferramenta para ajudar estudantes e operadores de direito e a população em geral a conhecer a história do Tribunal da Cidadania”, afirma a coordenadora Rosa Abreu.

    Revista Doutrina

    Também se destaca na edição histórica das Bibliografias Selecionadas a inclusão da recém-lançada Revista Doutrina, que reúne artigos elaborados por ministros da ativa e aposentados. São 45 estudos sobre os mais variados temas jurídicos da atualidade.

    A revista teve uma tiragem em papel de apenas 250 exemplares e está disponível on-line na Biblioteca Digital Jurídica (BDJur). Os artigos da quinta edição foram escritos por 29 ministros em atividade e 16 aposentados. Segundo o ministro Mauro Campbell Marques, uma das metas de sua gestão à frente do Gabinete do Diretor da Revista é disponibilizar para o público todas as obras da unidade em meio digital.

    A Biblioteca do STJ está preparando novos temas para as próximas edições. Sugestões e comentários podem ser feitos pelo e-mail atendimento.biblioteca@stj.jus.br ou pelos telefones (61) 3319-9883 e 3319-9396.

    Para conferir as edições anteriores das Bibliografias Selecionadas, clique aqui.
    • Publicações19150
    • Seguidores13365
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações206
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lancada-edicao-especial-com-bibliografia-sobre-o-tribunal-da-cidadania/727332923

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)