Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Lançado o Manual Básico de Segurança e Conservação do Patrimônio Cultural Sacro durante o encerramento do 23º Encontro dos Presbíteros

    Foi lançado na manhã desta quarta-feira, dia 7, dentro do 23º Encontro dos Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana, o Manual Básico de Segurança e Conservação do Patrimônio Cultural Sacro, material que será divulgado em âmbito nacional e elaborado pelo Ministério Público de Minas Gerais.

    Este Manual tem por objetivo a apresentação de medidas voltadas para a segurança e conservação de edificações religiosas históricas (igrejas, capelas, mosteiros etc) existentes no estado. Com a presença do coordenador da promotoria estadual de defesa do patrimônio cultural e artístico de Minas Gerais, promotor de justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, o clero de mariana teve, em primeira mão, as orientações quanto o conteúdo desse material. E, quanto à importância desse lançamento no estado, o promotor recordou que Minas Gerais tem o maior número de bens culturais protegidos no país: Ouro Preto, Congonhas do Campo e Diamantina. Nosso dever é ético, pois devemos proteger todo esse patrimônio artístico para as futuras gerações. Esse patrimônio artístico é a marca de Minas Gerais, comentou.

    Quanto ao lançamento nacional do material dentro do Encontro dos Presbíteros, o promotor de justiça falou da importância desse momento, uma vez que se encontra dentro do território da Arquidiocese de Mariana o maior acervo artístico cultural sacro do estado e um dos maiores do país. Tenho a honra de dizer aos senhores que esse Manual está sendo lançado aqui, vocês são os primeiros a receber esse material. Em relação aos recursos destinados a estes projetos, Marcos Paulo incentivou a formulação de um bom material para aprovação das intervenções e, consequentemente, a liberação dos futuros recursos. Invistam no Projeto de restauro, pois se você tiver um bom projeto, os recursos são certos para as obras, garantiu.

    O arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha agradeceu a presença dos responsáveis por esse projeto. Agradeço em nome da Arquidiocese de Mariana, esse lançamento feito aqui nesse Encontro dos Presbíteros e Diáconos de nossa arquidiocese, material de grande importância. Tenho que agradecer essa iniciativa de um manual direcionado à nossa riqueza, uma vez que o patrimônio artístico cultural sacro é o maior em nosso estado.

    Em seguida, o coordenador da Comissão da Comissão Arquidiocesana de Bens Culturais da Arquidiocese de Mariana, diácono Agostinho Barroso de Oliveira, apresentou a cartilha que traz as orientações e o contrato de licença para uso de imagem que tem a finalidade de oferecer aos párocos e administradores paroquiais o modelo oficial de contrato a ser celebrado com pessoas físicas ou jurídicas quando de solicitações para fotografias ou filmagens de bens culturais móveis ou imóveis das paróquias.

    Este modelo foi elaborado pela Comissão Arquidiocesana de Bens Culturais, tendo sido aprovado por dom Geraldo, durante reunião da Fundação Arquidiocesana de Educação e Cultura (FUNDARQ)

    • Publicações3784
    • Seguidores329005
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações198
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lancado-o-manual-basico-de-seguranca-e-conservacao-do-patrimonio-cultural-sacro-durante-o-encerramento-do-23-encontro-dos-presbiteros/100383436

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)