Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Lei: plenário aprova proibição de cobrança de taxa de religação de água e energia

    Publicado por Enviar Soluções
    há 6 anos



    Um projeto de lei aprovado em segunda e última votação nesta quinta-feira (03/05) quer proibir a cobrança da taxa de religação de energia elétrica e de água, em caso de corte desses serviços, por falta de pagamento. A matéria segue agora para sanção ou veto do prefeito Iris Rezende (MDB).

    A autora da proposta, Tatiana Lemos (PCdoB), defende que obrigar o pagamento deste tributo resulta em mais prejuízo econômico aos cidadãos de baixa renda. Ela aponta ainda que na maioria das vezes, os consumidores que estão pagando este tipo de cobrança geralmente são os mais necessitados, que tiveram os serviços suspensos por inadimplência. A vereadora argumenta ainda que quem tem o fornecimento de água e energia já sofre penalidades que serão cobradas na próxima fatura, com isso a taxa de religação seria uma tributação excessiva.

    De acordo com a matéria, no caso de corte de fornecimento por atraso no pagamento do débito que originou o corte, a concessionária tem que restabelecer o serviço, sem qualquer imposto até 24 horas. Esta proibição não se aplica quanto à religação de emergência. A vereadora aponta que este tipo de serviço é uma escolha do consumidor e cabe a ele decidir se quer ou não pagar a mais para o fornecimento de forma mais rápida.

    Além disso, as concessionárias deverão informar ao consumidor sobre a gratuidade da religação, em suas respectivas faturas de cobrança e em seus sites eletrônicos. Em caso de descumprimento desta Lei, as empresas serão multadas em R$ 1 mil.

    (Por Ingrid Reis / Fonte: www.dm.com.br)

    • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
    • Publicações1372
    • Seguidores487
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1385
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-plenario-aprova-proibicao-de-cobranca-de-taxa-de-religacao-de-agua-e-energia/573750455

    Informações relacionadas

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 6 anos

    Defesa do Consumidor aprova regras para cortes de água, luz e telefone

    Alice Blanco, Advogado
    Artigosano passado

    A concessionária pode me cobrar taxa de religação da água?

    Aila Feliciano, Estudante de Direito
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Ação declaratória de inexistência de débito c/c antecipação de tutela de retirada de nome do imóvel do SPC/SERASA

    Tatiane Raupp de Sena, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Ação de Danos Morais por Negativação Indevida com Pedido de Tutela Antecipada

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
    Jurisprudênciaano passado

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-68.2022.8.19.0004 202300109732

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Gostaria de saber se esse projeto de lei já está em vigor. continuar lendo